Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Prática traz vários benefícios para as crianças, além de ajudar a fortalecer a interação entre pais e filhos
Exercícios de respiração ajudam a reduzir o estresse - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

5 exercícios de respiração para fazer com as crianças

Prática traz vários benefícios para as crianças, além de ajudar a fortalecer a interação entre pais e filhos

Assim como os adultos, as crianças também podem sofrer com estresse e ansiedade. Nesse sentido, ensinar exercícios de respiração ao seu filho (a) pode ser fundamental para ajudá-lo a manter o equilíbrio emocional. 

De acordo com a professora de yoga do Colégio Marista Anjo da Guarda, Tatiana Hultmann Nieweglowski, além de aproximar pais e filhos, esses exercícios também oferecem benefícios físicos e mentais para as crianças.  

“Ao perceberem suas realizações físicas, crianças aprendem a acalmar-se e regular suas emoções de maneira saudável. Além disso, práticas como o yoga trazem flexibilidade, desenvolvimento físico e conhecimento corporal”, comenta ela. 

Abaixo, a especialista separou 5 exercícios de respiração para fazer com as crianças em casa e até conseguir fortalecer a interação com seu filho (a). Confira: 

Exercícios para fazer com as crianças

1. Varreduras corporais

Semelhante à meditação, a varredura corporal traz consciência ao corpo. A criança pode deitar-se ou sentar-se confortavelmente, fechar os olhos e direcionar a atenção a diferentes partes do corpo. Isso auxilia a explorar sensações quando emoções estão intensas.

2. Respiração consciente

Focar na respiração é uma maneira fácil de centrar as crianças. Podem colocar um animal de pelúcia na barriga, respirar suavemente para acalmá-lo e conectar-se ao corpo, promovendo a consciência respiratória.

3. Yoga

Praticar yoga com as crianças é uma forma divertida de conectá-las ao corpo por meio do movimento. Poses simples, como as saudações ao sol, permitem que as crianças liberem o estresse e se sintam conectadas ao corpo.

4. Jogo dos Opostos

Um jogo que envolve movimentos opostos para promover a atenção plena. Movimente os braços em sentidos opostos. Simule que é pequeno como uma formiga e em seguida alto como uma árvore. Esse exercício serve como transição entre atividades, quando as crianças oferecem resistência.

5. Brincadeiras ao ar livre

A brincadeira não estruturada ao ar livre é uma forma eficaz de exercício somático. Rir, correr e escalar ajudam as crianças a reconectar-se com seus corpos e regularem suas emoções.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Estilo de Vida

Educador físico dá dicas de atividades físicas para o verão que, além de muito benéficas, podem ser praticadas mesmo por iniciantes

Saúde

Com a chegada da estação mais quente do ano, especialista recomenda cuidados para prevenir a dor de ouvido depois de entrar no mar ou...

Entretenimento

Desde super-heróis até Turma da Mônica, tem filmes para todos os gostos entre os mais esperados de 2025; pegue sua pipoca e aproveite!