Estilo de Vida

10 direitos do consumidor que você tem e talvez não saiba

Existem vários direitos do consumidor que podem te ajudar em situações do dia a dia e você nem sabia que tem; confira alguns deles

Saiba quais alguns dos direitos do consumidor que você pode usar ao seu favor - Shutterstock

Todo mundo já ouviu falar de direitos do consumidor, porém poucos realmente sabem quais são todos eles, não é mesmo? Por isso, em várias situações, as pessoas acabam sofrendo injustiças dos mais diversos tipos de empresas e não sabem como lutar contra isso.

Segundo o advogado Eros Belin de Moura Cordeiro, é fundamental que os consumidores conheçam as leis para irem atrás de seus direitos. Já o professor Sérgio Czajkowski Júnior, pesquisador e consultor nas áreas de Marketing de Serviços e de Varejo, Comportamento do Consumidor, Negociação e Vendas, complementa que saber essas informações é ainda mais importante com a ascensão das compras online.

“Por não termos mecanismos de controle realmente efetivos no ciberespaço, o número de fraudes, golpes e outras práticas lesivas aos consumidores tem crescido de forma significativa no Brasil e em outros mercados mundiais. A melhor maneira de evitar prejuízos é através da informação”, ensina o professor.

A seguir, os dois especialistas separaram 10 dicas de direitos do consumidor que você talvez ainda não conheça:

1- Devolução de produtos online

Quando você compra um produto online, tem até 7 dias para se arrepender dela e pedir um reembolso, mesmo que não dê uma justificativa para isso. Inclusive, a empresa não pode pedir que você pague o custo do frete de retorno.

2- Responsabilidade dos estacionamentos

Você com certeza já viu placas em estacionamentos dizendo que o estabelecimento não se responsabiliza por danos aos veículos, não é mesmo? Contudo, isso é considerado uma prática abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor, e o local deve sim se responsabilizar.

3- Ilegalidade da multa por perda de comanda

Restaurantes e bares não podem cobrar multa por perda de comanda. A responsabilidade pela gestão do consumo é do estabelecimento.

4- Ofertas de pacotes gratuitos nos bancos

Os bancos são obrigados a oferecer um pacote de serviços básicos gratuitos, incluindo cartão de débito, saques, transferências e extratos.

5- Garantia estendida não é obrigatória

A garantia estendida é um serviço opcional e não é obrigatória na compra de um produto.

6- Produto com preços diferentes

Se você ver dois preços diferentes para uma mesma mercadoria na loja, a empresa precisa te vender pelo menor deles. Porém, não pense que isso quer dizer que você pode levar de graça caso não haja preço!

7- Comida no cinema

O cinema não pode impedir o cliente de entrar com comida, tampouco exigir que a compra ocorra nas lojas da bilheteria. Isso é considerado venda casada e viola a liberdade de escolha do consumidor.

8- Serviços nas férias

Quando você viaja, não precisa pagar pelos serviços que mantêm em casa, como internet e TV a cabo. Basta solicitar à operadora a suspensão temporária dos serviços e a interrupção na cobrança de mensalidade.

9- Crianças em restaurantes

Outro dos direitos do consumidor que muitos não conhecem é o de que restaurantes não podem proibir a entrada de crianças.

10- Produto de mostruário

As peças de mostruário também têm garantia, pois a venda de produtos já expostos não exime o fornecedor de realizar possíveis reparos de defeitos que impeçam seu bom funcionamento.

Mais notícias como essa

Beleza

Confira as tendências de cortes de cabelo curto e inspire-se para transformar de vez o seu visual!

Comportamento

Terapeuta comportamental dá dicas para ser mais feliz em 2025 pensando no “agora”, e não vendo a felicidade apenas como um alvo a conquistar

Comportamento

Psicóloga explica qual a melhor opção para quem quer usar as férias para relaxar e “desligar o cérebro”: viajar ou ficar em casa

Saúde

Cardiologista explica como uma dieta balanceada e rica em determinados alimentos bons para o coração faz a diferença

Sair da versão mobile