Ter o próprio negócio requer dedicação, ainda mais quando se trabalha com docinhos caseiros para vender. E muitas dúvidas podem surgir na hora de preparar a receita, mas, agradar o paladar do cliente é mais fácil do que você imagina.
Receita x Quantidade
Esse é um dos grandes dilemas: saber quantos docinhos a sua receita vai render. A instrutora de ensino do SENAI, Ana Paula Santos, explica: “a melhor forma é verificar o total de massa que a receita vai dar e dividir esse peso total pelo peso de cada docinho”.
Padronização dos docinhos caseiros
Estabelecer um padrão para os seus doces é fundamental para o negócio ter sucesso. “Quando se tem uma receita padronizada é possível obter um produto de qualidade e sem perdas de processo, além de conquistar um docinho sempre do mesmo tamanho, evitando assim prejudicar sua aparência”, diz Ana Paula. Para a padronização é necessário o uso de uma balança culinária. Com ela, você pode definir com exatidão o peso de cada ingrediente utilizado.
Testando os docinhos
Testar! Passo importante para se definir o sabor, a textura e a aparência de seus produtos. Ninguém quer desapontar o cliente e para isso é preciso uma dedicação extra nessa etapa. Chame os amigos e os familiares para provarem as receitas, veja quais são as opiniões e comentários. Com isso, você tem a chance de melhorar e aperfeiçoar as suas delícias. E quando um cliente solicita uma receita que não está no cardápio, você deve testá-la para ver se vai atender ou não às características pedidas. “Com essa atitude é possível evitar futuras reclamações ou até a perda do cliente”, completa Ana Paula.
A degustação para os clientes também é importante! Assim, eles podem avaliar e ter a certeza do que estão comprando. Confiança no seu negócio é o que vai te ajudar a gerar novas encomendas.
LEIA TAMBÉM