Conheça um pouco mais sobre Chuck Berry, considerado o “pai” do rock, título que ganhou por suas performances extremamente marcantes e cheias de atitude.
VEJA TAMBÉM
Chuck Berry, ontem e hoje:
Foto: Reprodução
Vida
Charles Edward Anderson Berry nasceu em 1926, em St. Louis, Missouri. Logo cedo, iniciou-se na música, participando de corais evangélicos sob influência do pai, um pastor protestante.
Berry teve seu primeiro contato com uma guitarra apenas em 1940, um pouco antes de passar uma temporada num reformatório juvenil, acusado por furto. Ao sair de lá, levou uma vida “normal” até 1946, quando decidiu voltar a tocar.
Os maiores sucessos de Chuck Berry foram compostos nos anos 50, com destaque para os hits Maybellene, Johnny B. Goode, School Days e Roll Over Beethoven, entre outras. Suas letras eram simples e falavam do cotidiano do seu público: garotas, carros e conflitos entre gerações.
Dos palcos para as grades
Logo no início da década de 60, já com sua carreira em declínio, Berry foi levado a júri, condenado e preso por três anos, acusado de molestar uma garota de 14 anos.
Fez sua volta triunfal na década de 70, entretanto, voltou para a prisão em 1990, sob acusação de ter instalado uma micro-câmera no banheiro feminino do seu restaurante.
Superada a fase turbulenta, o pioneiro voltou aos palcos e, perto de completar 90 anos, segue fazendo shows.
Álbuns essenciais
• After School Session (1957)
• Chuck… Berry is on Top (1959)
• Johnny B. Goode – His Complete ‘50s Recordings (coletânea, 2008)