Os sucos naturais e preparados na hora oferecem as vitaminas e os minerais essenciais à saúde. Já o refrigerante, mesmo que light ou diet, além de não conceder benefício algum, pode contribuir para o ganho de peso devido à grande quantidade de açúcar e sódio. “As bebidas açucaradas estão no topo da lista de alimentos relacionados à epidemia de obesidade e suas consequências, como o diabetes”, alerta Amanda Epifânio, nutricionista do Centro Integrado de Terapia Nutricional, de São Paulo.
Para incentivar você a fazer essa troca com consciência, consultamos especialistas que listam o que há de melhor na bebida com vegetais!
Fonte de fibras alimentares
Os sucos naturais são ricos em fibras alimentares que auxiliam no bom funcionamento do intestino, combatem o mau colesterol (LDL) e mandam a fome embora, podendo até substituir o café da manhã ou o lanche da tarde. “As fibras proporcionam saciedade e ativam o metabolismo, acelerando o trânsito intestinal, o que ajuda a eliminar metais pesados, gorduras saturadas e toxinas presentes no intestino grosso”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Mas, para aproveitar o melhor dessas substâncias, o suco não deve ser coado e, na hora do preparo, deve-se usar o liquidificador em vez da centrífuga. Caso o líquido fique muito espesso, pode-se acrescentar um pouco de água ou cubos de gelo.
SAIBA MAIS
Receitas de suco verde que fazem sucesso entre as famosas
10 receitas de sucos para acabar com o inchaço
Sucos contra o estresse e depressão
Combatem o inchaço
Frutas, legumes e verduras são naturalmente ricos em água, facilitando o trabalho dos rins, que eliminam com mais eficiência o líquido retido pelo corpo, principal causador dos edemas. “Outro detalhe importante é que as hortaliças e frutas são ricas em dois sais minerais, magnésio e potássio, que ajudam a neutralizar a retenção hídrica causada pelo sódio”, complementa Mazaracki. Você pode ainda potencializar o efeito diurético substituindo a água por água de coco na hora de liquefazer o suco. “Ela hidrata, fornece eletrólitos e adoça a mistura com seu sabor delicioso”, indica a profissional.
Contém antioxidantes
Encontrados em sua grande maioria nos vegetais, os antioxidantes são capazes de bloquear os efeitos negativos dos radicais livres, que, em excesso, causam danos irreparáveis ao corpo. “Além disso, podem desequilibrar várias funções do organismo, inclusive o metabolismo de gorduras e demais nutrientes, bem como a sinalização de várias substâncias (como hormônios e neurotransmissores) envolvidas nesse processo e na modulação do apetite, o que pode contribuir para o ganho de peso e dificultar sua perda”, ressalta Neiva Souza, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional, de São Paulo. O corpo produz radicais livres como resultado de suas atividades metabólicas e também por fatores externos – como estresse, poluição e substâncias químicas presentes nos alimentos.
Regulam as atividades do corpo
Para ter uma alimentação eficiente, é preciso equilibrar a ingestão de três tipos de alimentos: energéticos, construtores e reguladores. Alterações do funcionamento intestinal, falta de memória, irritabilidade, falta ou excesso de apetite, entre outros problemas, geralmente é decorrente da falta de alimentos reguladores, que contém vitaminas, minerais, fibras e água, necessários para promover o bom funcionamento do organismo. Essa categoria está presente em sua grande maioria em frutas, hortaliças, verduras e legumes. Como o próprio nome já diz, têm a função de “regular” o organismo, deixando em ordem o nosso sistema imunológico, endócrino, nervoso e respiratório. Portanto, nada mais fácil do que juntar vários ingredientes em um copo de suco, ou variar a bebida no dia a dia, e manter o corpo funcionando direitinho.
Texto: Larissa Faria | Consultoria: Amanda Epifanio Pereira, nutricionista do Centro Integrado de Terapia Nutricional, especialista em Nutrição de Doenças Crônicas pelo Hospital Israelita Albert Eistein e em Transtornos Alimentares pela Unifesp, autora do blog Comer Sem Culpa; Neiva Souza, nutricionista do Departamento Científico da VP Consultoria Nutricional; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular do Rio de Janeiro