Ficar loira é um desafio para muitas mulheres, principalmente para aquelas que têm o cabelo mais escuro. A descoloração nem sempre atinge o tom desejado e acaba ficando alaranjado ou avermelhado. Segundo o cabeleireiro Thiago Soares, isso pode acontecer quando o descolorante não fica o tempo necessário no cabelo.
Outro fator que interfere no tom do cabelo é o pH. Cabelos muito ásperos com pH mais alcalino estão mais suscetíveis aos produtos descolorantes. Já os fios com pH ácido estão mais “protegidos” e não recebem tão intensamente a coloração.
Para evitar que as madeixas fiquem com cor de gema de ovo, Thiago recomenda o uso de produtos especiais para manutenção da descoloração. Algumas marcas possuem linhas específicas para cabelos loiros tingidos. “Os produtos auxiliam na manutenção do tom desejado e devem ser aplicados uma vez por semana, até mesmo o xampu”, diz o cabeleireiro.
Uma maneira de evitar que o tom do cabelo não fique como o desejado é fazer o teste da mecha. Antes de descolorir todos os fios, pegue apenas uma parte não aparente do cabelo e teste para ver como vai ficar.
Confira alguns produtos que ajudam a deixar o tom de loiro mais acinzentado ou dourado:
Dica do cabeleireiro
Para potencializar o efeito do xampu e atingir o loiro dourado, misture uma gota de Violeta Genciana, um agente antisséptico e antimicótico encontrado em farmácias, no produto e aplique-o a cada dez dias. “Funciona, mas tem que usar com cuidado, pois é muito forte”, alerta Thiago. Faça isso apenas se achar que o cabelo está muito amarelo ou laranja.
Lembre-se de hidratar os cabelos antes de descolori-los. É importante proteger os fios da química muito agressiva. Três dias antes, faça uma hidratação com um repositor de massa. Uma hora antes de aplicar o descolorante, massageie o cabelo com óleo vegetal e não enxágue.