Os bebês inspiram muitos cuidados e, como não sabem falar, demonstram seus problemas de outras formas. Carol Castelo Branco, colunista do Papo de Gestante da Revista Malu, é especialista no assunto e sempre aborda um tema novo sobre gravidez e bebês. Nesse post ela destaca o quanto é importante observar pequenos detalhes como a cólica e o cocô em recém-nascidos. Ela ainda ajuda os pais de primeira viagem com dicas e sugestões sobre os pequenos.
Precisamos falar de cocô
Segundo Carol, “o primeiro cocô eliminado pelo recém-nascido tem o nome de mecônio, e sua eliminação é creditada ao estímulo provocado pela ingestão do colostro produzido pela mãe”. Depois disso, é importante observar as fezes do bebê diariamente e procurar o médico diante de qualquer alteração. “Eu me lembro que cheguei a tirar uma foto do cocô da Sophia, minha filha, e enviar para o pediatra dela“, conta.
Cólicas podem (ou não) existir
“Não é uma regra os bebês recém-nascidos terem cólica. Minha filha teve bastante! As cólicas fazem parte do amadurecimento natural do sistema digestivo do pequeno. E não adianta medicar ou dar produtos naturais. Isso pode ser até perigoso, causando intoxicações. O melhor remédio é o leite materno. Aquecer a barriga, aconchegar o bebê e deixá-lo na posição fetal também são medidas que ajudam a contornar a situação. E não se desesperem: elas passam!”, finaliza.
Carol Castelo Branco é colunista da Malu e também fala sobre gravidez no blog Mãe Adora. www.maeadora.com.br