Se você evita passear com seu cachorro porque ele não se comporta bem e dá muito trabalho, saiba que há formas simples de socializá-lo. “A socialização do cão com outros animais, ambientes e pessoas é importante porque traz uma série de benefícios à saúde do animal. O cachorro, por sua natureza, é um explorador, precisa conhecer novos ambientes. Por isso, o passeio faz bem ao animal tanto pelo fator social como pela saúde, já que o exercício praticado nessas caminhadas torna-o ainda mais resistente e saudável”, explica Diogo Fontes, adestrador da Villa Canina Hotel, Spa e Adestramento. Então, confira sete dicas para levar seu cão para passear, pegue a coleira e divirta-se!
1. Escolha a coleira ideal para seu cachorro, que não o machuque. O peso, o porte, o temperamento, o tipo de pele e muitas outras características podem influenciar nessa escolha.
2. Gaste um pouco de energia do pet antes de iniciar o passeio para que ele não fique muito eufórico na hora de sair.
3. Cuidado para não deixar o cão muito empolgado para passear. Mostre a ele que o momento do passeio é algo natural. Coloque a guia e não faça nenhuma festa pra ele. Deixe-o com a coleira no pescoço por um tempo antes de sair.
4. Escolha o local ideal para passear com seu cachorro. No início, opte por lugares calmos. Leve-o a uma praça ou parque onde o barulho e os estímulos de pessoas e outros cães são menores. Depois, vá alternando para ambientes mais movimentados até que o animal já esteja acostumado.
5. Elogie o pet se ele se comportar. Enquanto o animal estiver andando calmamente ao seu lado, merece ouvir elogios e até ganhar um cafuné. Da mesma forma, quando ele começar a desobedecer, repreenda-o. Apenas puxe a coleira (sem enforcá-lo) e diga em tom áspero que ele está errado.
6. Nunca vá para o lado que ele puxar. Vá sempre ao lado oposto que ele quiser, pois verá que você é quem manda. E nunca ceda quando o cão quiser retroceder. Uma hora ele irá se cansar de puxar, pois verá que é você quem tem o controle da situação.
7. Treine o pet a andar ao seu lado. Se o cão puxar para andar à frente, apenas puxe a coleira para que ele perceba que ele precisa andar ao seu lado. A ideia é nunca ir para o lado que ele quer. Quando você perceber a guia ficar frouxa é sinal de que ele está andando de maneira correta.
VEJA TAMBÉM:
Como os pets podem ajudar os donos
Meu cachorro não convive bem com os passarinhos de casa. O que fazer?