Embora não seja um legume tão famoso quanto o tomate ou a cenoura, o rabanete é um dos melhores alimentos para reforçar a saúde na hora de comer uma boa salada. Rico em propriedades antioxidantes, ele é conhecido como um vegetal crucífero e tem forte poder na prevenção do câncer, especialmente o de cólon. Suas propriedades anticancerígenas são reforçadas pelas fibras presentes no alimento. Os antioxidantes ainda podem reduzir os níveis de colesterol no organismo, que por sua vez, irá diminuir o risco de doenças cardíacas.
Mais vantagens
O rabanete estimula a produção de bile (fluído produzido pelo fígado), tornando a digestão mais eficaz. O vegetal também tem forte poder diurético, ajudando no emagrecimento; é rico em potássio, ou seja, regula a pressão arterial; e é excelente para pacientes diabéticos, já que possui baixo índice glicêmico.
Plantio
As sementes devem ser semeadas diretamente no local definitivo na horta. O rabanete pode ser cultivado entre as linhas de outras hortaliças,e, por precisarem da luz solar, não crescem tão bem quando sujeitos a qualquer tipo de sombra. O solo deve ser fresco e rico em nutrientes: antes de semear, junte cerca de 10cm de adubo ou estrume à terra, misturando-o muito bem, até uma profundidade de 30cm. Forme filas e a cada 4cm crie um buraco para receber uma semente, antes de o tapar novamente com terra.
Irrigação
Regue os rabanetes à medida que forem crescendo. Mantenha o canteiro úmido, mas evite deixá-lo encharcado (regue-os frequente e uniformemente para que tenham um crescimento rápido). Se os rabanetes crescerem muito devagar, eles ficarão com um sabor picante e amadeirado. Lembre-se de colocar composto orgânico no canteiro dos rabanetes como preferir. Se não os regar uniformemente (por exemplo, não regar por alguns dias e, em seguida, regar em excesso) eles podem rachar.
Colheita
As hortaliças estarão prontas para a colheita quando as raízes estiverem com 2,5 cm de diâmetro, embora seja necessário consultar o pacote de sementes para saber o momento de maturação. Para colher seus rabanetes, arranque a planta do chão com as mãos. Você também pode afastar a terra para ver se o bulbo cresceu. Caso isso ocorra, puxe alguns rabanetes e os prove após higienizar. Desse modo, saberá se eles estão prontos para serem colhidos. Ao contrário de muitos vegetais de raiz, os rabanetes não podem ser deixados no solo, pois isso fará com que fiquem pequenos e firmes.
Texto: José Miguel Toledo/Colaborador | Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- Proteína animal x vegetal: saiba mais sobre o poder de cada uma!
- É intolerante à lactose? Veja como fazer leite vegetal em casa!
- 5 vegetais saudáveis para consumir diariamente