Muita gente não se dá conta de que manter uma atitude mental positiva a maior parte do tempo é uma ferramenta sutil, mas bastante eficaz, para encarar de frente qualquer obstáculo. Pensando nisso, tem se tornado bastante popular, principalmente no ramo empresarial, o uso da programação neurolinguística (PNL).
Programação cerebral
A programação neurolinguística surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos, e é fruto do trabalho conjunto entre um matemático e um linguista. A técnica pode ser comparada a um software (programa de computador), que muda o funcionamento do hardware (a máquina ou, nesse caso, o cérebro).
Portanto, é como uma reprogramação cerebral. Um dos princípios básicos diz que a percepção que alguém tem do mundo ao seu redor é influenciada por seus padrões de pensamento. Uma vez modificados, novos padrões resultam em comportamentos mais positivos.
Dentro desse contexto, mesmo algo simples como a escolha cuidadosa das palavras empregadas pela pessoa em suas conversas – inclusive, nos diálogos consigo própria, em pensamento – já irá proporcionar resultados eficazes no âmbito emocional. Não se trata de ignorar possíveis problemas que exigem atenção, mas sim encará-los desde o início com uma postura mais produtiva, de quem, sem desespero, acredita em uma solução.
Leia também:
Conheça a neuróbica: ginástica para os neurônios
7 dicas para exercitar seus neurônios agora mesmo
Texto: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Victor Santos
Consultorias: Edith Rubinstein, psicopedagoga; Márcia Fraga, psicóloga e psicanalista.