A psicoterapia é um atendimento feito por psicólogo com o objetivo de tratar questões pessoais, como problemas emocionais, dificuldades em um relacionamento ou para transtornos psicológicos. “As causas mais comuns dos desequilíbrios emocionais que provocam depressão, ansiedade, oscilações de humor e distúrbios de comportamento aparecem em momentos específicos na vida do indivíduo (ou até mesmo em existências passadas) através de traumas, frustrações, inseguranças familiares e atitudes comportamentais equivocadas, que geram memórias emocionais. Consequentemente, crenças limitadoras, medos e bloqueios, que ficam armazenadas no inconsciente, manifestam-se no comportamento e nas emoções“, salienta a terapeuta do Instituto Saúde e Equilíbrio, de Ribeirão Preto (SP), Cristiane Mariano.
Saiba mais!
Dicas para uma casamento feliz na terceira idade
Os diferentes tipos de depressão
Que tal marcar uma sessão?
Nas sessões de psicoterapia, o ideal é se abrir para o psicólogo e tentar absorver o máximo o aprendizado do divã. Com o tempo, o autoconhecimento melhora e a seleção de pensamentos e afazeres torna-se possível, descartando o que não é necessário no dia a dia e que pode resultar em sensações desagradáveis.
“O mais importante é sabermos respeitar nossos limites. Ficarmos atentos aos sinais que corpo e mente enviam quando já não estão funcionando bem. Esquecimentos, irritações exageradas, tristezas, sentimentos de vazio e psicossomatizações são sintomas de que é hora de parar e se cuidar. Assim, é sempre bom evitar adquirir responsabilidades que não aguentaremos depois, não sermos orgulhosos e centralizadores, sabendo delegar funções, reservar momentos da rotina para cuidarmos da mente e do corpo e viver em ambientes agradáveis como grupos de famílias e amigos”, recomenda a psicóloga Marina Delduca Cilino.
Consultoria Cristiane Mariano, terapeuta do Instituto Saúde e Equilíbrio, de Ribeirão Preto (SP); Marina Delduca Cilino, psicóloga