Os queijos são fontes de proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais. Isso sem falar do cálcio que, apesar de ter a quantidade bastante variada em cada um dos tipos do produto, é um mineral essencial para a manutenção dos ossos e dentes.
Por conta de suas propriedades nutricionais, os queijos são indicados em todas as fases da vida. Porém, seu consumo deve ser sempre controlado, já que diversas variedades possuem alto teor de gordura. Normalmente, quanto mais amarelo o queijo, maior é seu valor calórico.
Confira, a seguir, as principais versões, lembrando que para aproveitar os benefícios, a palavra de ordem é moderação, sendo uma 1 fatia por vez e poucas vezes na semana, ok?
1. Mussarela
Queijo original da Itália, é o mais fabricado e consumido no Brasil. Produzido a partir do leite de vaca, possui sabor suavemente ácido e salgado. É o mais utilizado no preparo de sanduíches, lanches e pizzas.
2. Prato
Foi trazido para Minas Gerais por dinamarqueses, recebendo adaptações ao leite local. Possui textura macia e sabor leve.
3. Provolone
Também originário da Itália, suas peças são amarradas com cordas e secam penduradas. Posteriormente, são defumadas até atingirem a cor desejada. Famoso como petisco, concentra gosto um pouco picante.
4. Cheddar
De origem inglesa, tem um peculiar tom alaranjado, textura pastosa e leve sabor ácido. No Brasil é mais utilizado fundido e depois transformado em fatias. Derrete facilmente.
5. Gorgonzola
Seu processo de maturação é feito com o fungo Penicillium Roqueforti, por isso apresenta fendas azulesverdeadas. Possui massa úmida, pastosa e sabor bastante amargo.
6. Brie
Queijo francês de massa macia e quebradiça. É maturado externamente pelo fungo Penicillium Candidun, que confere cor esbranquiçada à casca.
7. Emental
Famoso queijo suíço, com furos característicos e brilhantes. Ideal para o preparo de fondues, concentra gosto levemente doce e aroma frutado.
8. Reino
Inspirado no queijo Edam, de origem holandesa, é importado de Portugal para o Brasil. Queijo firme, seco e forte, de consumo mais popular no Nordeste e Rio de Janeiro.
9. Parmesão
Usado popularmente no país como queijo ralado, tem textura seca e granular. Original da Itália, possui sabor levemente picante.
10. Queijo de minas
Um dos queijos mais populares do Brasil, é originalmente feito através da coagulação do leite com ácido láctico ou fermento. Bastante úmido, de sabor suave e um pouco ácido.
Saiba mais:
Queijo branco: as melhores opções para saúde
Receita de omelete com queijo fresco e batata-doce
Intolerância a lactose pode causar sintomas graves
Fonte: ABIQ (Associação Brasileira das Indústrias de Queijo) (www.abiq.com.br)