Para incrementar diferentes pratos do dia a dia, como saladas e sopas, nada melhor do que optar por uma proteína que é sucesso no quesito saúde: o queijo! Mas atenção à escolha, pois não é qualquer versão que pode ser consumida sem culpa. Isso porque o queijo amarelo ou gorduroso (como gorgonzola, parmesão e cheddar) são ricos em calorias, o que compromete a perda de peso e prejudica o bom funcionamento do organismo. “No caso dos queijos, eles são permitidos, mas deve-se optar pelos mais magros, como a ricota, o cottage e o tipo minas em sua versão light”, indica a nutricionista Cristina Diestel.
Tipos de queijo branco
Cottage
Essa variedade, considerada a versão mais magrinha de queijo que existe, tem apenas 98Kcal a cada 100g, sendo ideal para incluir na salada, além de contribuir para tornar uma série de pratos bem mais leves, como panquecas, tapiocas, sanduíches e legumes recheados.
Queijo de minas
Sendo a versão frescal a mais saudável (o light apresenta cerca de 138Kcal a cada 100g, enquanto o normal tem em média 203Kcal), é um queijo saboroso e bem nutritivo em relação ao meia-cura, que apresenta mais gorduras em sua composição.
Ricota
Saladas e recheios light são algumas das principais utilizações dessa variedade, que apresenta 174Kcal a cada 100g. É produzida a partir do soro de alguns tipos de queijos, possuindo uma textura bem leve.
Saiba mais
10 alimentos que turbinam o suco de couve
Brie
Delicioso e um pouco mais calórico em relação às outras versões (apresenta 334Kcal a cada 100g), possui uma crosta branca e um recheio bem cremoso. Incluí-lo na salada traz um toque de sofisticação e um sabor especial, mas modere na quantidade.
Cammembert
Ele é uma variação do queijo brie, porém mais mole e com sabor mais suave. Vai bem com molhos, pastas e saladas e conta com 299kcal a cada 100g.
Texto Paula Santana