Um dos legumes mais ricos em vitamina C, o pimentão pode ser encontrado nas variedades vermelho, amarelo e verde. Cada um possui maior concentração de diferentes nutrientes. O vermelho, por exemplo, possui vitaminas B1 e B2, o verde contém muito mais fibras e o amarelo sai em disparada no quesito vitamina C. As vitaminas do complexo B são importantes para o metabolismo de outros nutrientes e são fundamentais para as crianças, pois participam do crescimento, desenvolvimento e capacidade de aprendizado. “O pimentão é pouco calórico, contém flavonoides com ação anticancerígena e esteroides precursores da vitamina D”, acrescenta o nutrólogo José Alves Lara Neto.
A vitamina D facilita a absorção do cálcio, por isso age na prevenção da osteoporose. Cheio de fibras, o legume melhora o funcionamento do intestino. “Como é parente da pimenta-malagueta, também possui compostos derivados da capsaicina que, apesar de não terem sabor nem odor, agem sobre os receptores nervosos na parede do estômago, aumentando o apetite”, destaca o nutrólogo.
Mais que defensora
Cerca de 2 xícaras (chá) de pimentão é capaz de suprir a necessidade de vitamina C no dia. “Essa vitamina, também chamada de ácido ascórbico, conserva a saúde dos vasos sanguíneos, participa na absorção do ferro, aumenta a resistência a infecções e favorece a cicatrização”, enumera a nutricionista Greice Caroline Baggio. A vitamina C participa da produção de anticorpos, por isso, é essencial ao sistema imunológico. Porém, para estar com as defesas em dia, é necessário equilibrar os nutrientes, consumindo outras vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes. A vitamina ainda ajuda a retardar o aparecimento de rugas. O corpo humano não consegue sintetizar nem armazenar o nutriente. Por isso, é fundamental ingerí-lo diariamente, nas doses recomendadas. Alimentos como acerola, laranja, mamão e couve também são ricos em vitamina C.
Um protetor em cada cor
A coloração dos pimentões revela diferentes tipos de substâncias antioxidantes, que neutralizam o efeito dos radicais livres, protegendo contra câncer, problemas cardiovasculares e envelhecimento precoce. É só deixar a salada mais colorida para ganhar todos os benefícios. Confira!
- Vermelho: contém licopeno, também presente no tomate e na goiaba. Age principalmente contra o câncer de próstata e reduz a oxidação do colesterol, prevenindo a formação de placas de gordura nas artérias.
- Verde: possui luteína e zeaxantina, duas substâncias que protegem os olhos, reduzindo o risco de infecções, cataratas e até mesmo cegueira. Também fortalecem o sistema imunológico.
- Amarelo: tem os mesmos antioxidantes do verde e ainda concentra betacaroteno, que age prevenindo câncer de mama e melhora a saúde da pele.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Greice Caroline Baggio, nutricionista; José Alves Lara Neto, nutrólogo
LEIA TAMBÉM:
- Confira 3 dúvidas comuns quando o assunto é emagrecimento
- 5 motivos para você retornar à academia, já!
- Jabuticaba: conheça os benefícios da fruta, que é original do Brasil!