Cansada de consumir diariamente o mesmos alimentos? De sempre prepará-los do mesmo jeito? Existem várias receitas que misturam alimentos cheios de nutrientes e que reinventam o jeito de consumi-los. Que tal inovar na cozinha e experimentar algo diferente, como uma panqueca de beterraba? Confira a seguir essa receita maravilhosa e descubra os benefícios dos ingredientes.
Panqueca de beterraba
Rendimento: 12 unidades | Tempo de preparo: 1h
Ingredientes:
- 1 beterraba cozida
- 1/2 litro de água
- 3 colheres (sopa) de óleo
- Sal a gosto
- 1 ovo
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (café) de fermento químico em pó
Recheio:
- 500g de ricota fresca amassada
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
- 2 colheres (sopa) de salsa picada
- 3 colheres (sopa) de creme de leite light
Molho branco:
- 2 colheres (sopa) de margarina light
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 1 litro de leite
- 1 cubo de caldo de galinha
- Sal, pimenta-do-reino e noz-moscada em pó a gosto
Modo de preparo
No liquidificador, bata os ingredientes da massa e frite em uma frigideira antiaderente pequenas porções de massa, virando dos dois lados para dourar levemente. Reserve. Em uma tigela, coloque os ingredientes do recheio, misture bem, coloque porções de recheio no centro da massa e enrole como rocambole. Coloque em um refratário, uma ao lado da outra, e reserve. Para o molho, em uma panela, coloque a margarina e leve ao fogo médio até derreter. Acrescente a farinha e mexa até dourar levemente. Acrescente o leite e o caldo de galinha e mexa até cozinhar e engrossar. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada, despeje sobre as panquecas no refratário e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar. Retire do forno e sirva.
BETERRABA
Um dos pigmentos presentes no alimento que deixa a massa da panqueca com uma cor atraente é a antocianina. “É um flavonoide com ação antioxidante e imunoestimulante, excelente para o sistema circulatório, evita problemas cardíacos e inibe a formação de coágulos sanguíneos”, explica a médica ortomolecular e nutróloga Tamara Mazaracki.
FARINHA
A farinha de trigo oferece carboidratos, fontes primárias de energia para o corpo e para o cérebro. Se quiser mais nutrientes, opte pela farinha integral, rica em fibras (fundamentais para o funcionamento do intestino), vitaminas E e do complexo B e minerais. Os carboidratos da versão integral são do tipo complexo, digeridos lentamente pelo organismo, o que proporciona liberação gradual de energia e não faz a glicose subir de uma vez só.
RICOTA
Opção pouco calórica de laticínio, a ricota não perde em cálcio. Cada 100g oferece 136mg do mineral que cuida da saúde dos ossos, afastando a osteoporose, e ainda controla o estoque de gorduras no abdômen. Também acrescenta proteínas à receita, substâncias que participam da formação de células de defesa do organismo.
AZEITONA
O que vale é a moderação, já que as azeitonas vêm conservadas em água com bastante sódio, mineral que eleva a pressão arterial. Seguindo essa dica, a saúde só tem a ganhar. O petisco fornece gorduras benéficas, que cuidam da saúde do coração e fazem parte da composição das células nervosas.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga
LEIA TAMBÉM:
- Propriedades da beterraba
- Veja por que a beterraba é aliada do coração
- Benefícios do suco de beterraba