São muitas as dúvidas que envolvem o cérebro, órgão mais enigmático do corpo. Selecionamos algumas curiosidades. Confira!
Quanto maior o cérebro, maior a inteligência?
Segundo o neurologista Luciano Magalhães Melo, animais com cérebro maior tendem a ser mais inteligentes do que aqueles com menor. Isso acontece se esta comparação é feita entre espécies diferentes. “Mas é claro que esta diferença deve correlacionar com volume corpóreo animal. Ou seja, uma relação cérebro/volume corpóreo maior, indica maior inteligência.
Porém, existem áreas cerebrais com tarefas peculiares a certas espécies, como sonar em morcegos e baleias, que levam a alterações anatômicas que expandem determinada área do cérebro. Especializa-se o cérebro para determinada função, mas não se soma raciocínio.
Agora, cérebros humanos maiores ou mais pesados, não são condizentes com maior inteligência do que cérebros menores e menos pesados”, diz o especialista. Isso, quando esse cérebro é normal, e que não foi afetado por doença ou condição que provocou atrofia ou perda de regiões.
A prática de esporte fortalece o cérebro?
Sim. Além de a prática esportiva colaborar para o bem-estar e para a proteção de doenças, o esporte também fortalece o órgão. E nesse caso, vale apostar em qualquer exercício, pois o importante é se exercitar!
Quem usa muito o lado esquerdo do cérebro é bom em matemática?
O raciocínio lógico está mais para hemisfério esquerdo e as abstrações para hemisfério direito. Porém para pensar como um grande matemático, é preciso utilizar as duas habilidades, assim como ter pensamento espacial compatível com raciocínio para interpretar melhor geometria. Dessa forma, para ser um grande matemático, ambos hemisférios são importantes. O mesmo vale para artes.
É verdade que, quando se muda de lado durante o sono, o sonho muda também?
Não, necessariamente. Pode acontecer de você acordar ao se virar e, quando volta a dormir, começar outro sonho. Portanto, pode se mexer à vontade que nada será alterado durante a noite de sono.
Saiba mais!
Estresse: entenda como ele afeta sua saúde e sua mente
12 dicas para cuidar da saúde da mente
Conheça o TDAH: Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Consultoria: Luciano Magalhães Melo, neurologista
Texto: Amanda Araújo/colaboradora – Edição: Natália Negretti