A fruta já ganhou a fama de ser protetora do coração, pois ajuda no controle do colesterol e na prevenção do diabetes. E quem consome maçã regularmente ainda ganha a vantagem extra de proteger também o cérebro. Isso, principalmente, graças a uma substância chamada fisetina.
“A maçã é uma das principais fontes de fisetina. Esse fitoquímico favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula mecanismos cerebrais associados à memória”, informa a nutricionista Fernanda Granja. Pesquisadores da Musashino Univesity, em Tóquio, Japão, reforçaram a importância da fisetina. Em outro estudo, cobaias se saíram melhor em testes de memória após o consumo da substância. A fisetina melhora a conexão entre os neurônios, beneficiando também a concentração.
Memória em dobro
A polpa da maçã ainda é rica em mais uma substância fundamental para o cérebro: a quercetina. Trata-se de um antioxidante que previne doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer, além de fortalecer o sistema imunológico e defender a pele dos prejuízos causados pelos raios solares.
Outros benefícios
A responsável pelo fortalecimento do coração é outra substância com terminação igual: a pectina. É uma fibra que, durante a digestão, absorve parte das gorduras e dos açúcares ingeridos na alimentação, eliminado-os do organismo e prevenindo o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e colesterol alto.
Suco de maçã
Ingredientes:
- 1 maçã com casca e sem sementes
- 1 laranja sem casca e sem sementes
- 1 colher (sopa) de linhaça
- 1 copo (250ml) de água filtrada
- Mel ou adoçante a gosto
Modo de preparo
No liquidificador, bata todos os ingredientes. Beba em seguida.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Fernanda Granja, nutricionista
LEIA MAIS
- 5 bons motivos para incluir a fruta no cardápio
- Confira 5 variedades para turbinar sua salada!
- Receita de Torta com crosta de castanha-do-pará