Connect with us

O que você está procurando?

A hipocondria pode aparecer devido à influência do ambiente familiar. Saiba os primeiros sinais dessa condição e como buscar uma melhor qualidade de vida
- FOTO: Shutterstock.com

Hipocondria: conheça os primeiros sinais e como tratá-los

A hipocondria pode aparecer devido à influência do ambiente familiar. Saiba os primeiros sinais dessa condição e como buscar uma melhor qualidade de vida

A hipocondria pode dar seus primeiros sinais por motivos particulares, sem uma regra geral que defina sua origem. Apesar de não ser muito comum o aparecimento do quadro ainda na fase infantil, o psicólogo Odair Comin comenta que “facilmente se percebe o medo pelas doenças na medida em que o indivíduo cresceu inserido em um ambiente onde familiares demonstravam esse comportamento”.

Por outro ponto de vista, esse quadro pode ser desenvolvido em casos de transtornos pós-traumáticos. Uma pessoa que já enfrentou o câncer, por exemplo, e guardou um trauma da patologia pode ter medo de a doença voltar, sendo intenso a ponto de ficar em alerta com qualquer dor. O paciente ainda pode apresentar o receio de desenvolver outras enfermidades, uma vez que o câncer deixa o paciente extremamente vulnerável no processo de tratamento.

mulher-enjoada-camiseta-azul-hipocondria

FOTO: Shutterstock.com

Há saída para a hipocondria?

Buscar o controle do medo por ficar doente parece uma tarefa complicada em primeira instância, uma vez que a principal a ser tratada é a questão emocional.

Desse modo, a solução mais viável é a terapia acompanhada por um profissional, como as de dessensibilização: de acordo com Julieta, “elas ajudam a dar foco na importância do conceito de adoecer. Essas técnicas instrumentalizam para não colocar no corpo a ansiedade que deveria estar sendo usada em outras áreas”.

Por isso, é importante ressaltar que, para que haja a melhora, a pessoa hipocondríaca deve compreender verdadeiramente o que, de fato, vem lhe causando mal. Nesse caso, “a psicoterapia auxilia a pessoa a controlar suas emoções, a entender o que leva ela a fazer uso do medicamento, que tipo de sentimento faz com que ela busque a medicação. Enfim, é extremamente importante o papel do terapeuta e da família”, aconselha a psicoterapeuta Andreia Calçada.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador – Consultorias: Andreia Calçada, psicóloga, psicoterapeuta e especialista em neuropsicologia; Odair Comin, psicólogo e especialista em hipnoterapia

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que alguns dos muitos problemas de beleza que te incomodam podem ser resolvidos por meio dos alimentos? Confira alguns exemplos!

Estilo de vida

Não são só as pessoas as vítimas das doenças bucais, os bichinhos de estimação também podem sofrer com doenças da boca. Confira mais sobre!

Estilo de vida

A seguir, confira 3 receitas com berinjela - esse alimento repleto de nutrientes pra lá de importantes - de dar água na boca e superfáceis de fazer!

Estilo de vida

Entenda melhor a relação entre coluna reta e abdome e saiba como a postura pode influenciar diretamente no tamanho da barriga

Moda & Beleza

Se você tem pânico de pensar em encurtar ou colorir as madeixas, que tal se inspirar nestas famosas que adotaram cabelos com franja?

Moda & Beleza

Os modelos de trança de passarela são modernos e ótimos para transformar o visual. É possível se inspirar neles para mudar o look todos os dias

Estilo de vida

Fazer uma pequena refeição após o café da manhã e antes do almoço é importante para manter o organismo saciado! Veja algumas sugestões para o lanche!

Estilo de vida

Sabia que os alimentos que você consome diariamente podem influenciar (e muito!) no trabalho que a tireoide desempenha na saúde?