Sempre temos aqueles hábitos que somos ensinados desde a infância para evitar riscos ou para ter uma vida mais regrada e saudável, só que, na realidade, elas são mitos.
Separamos alguns hábitos comuns que parecem saudáveis, mas não são:
Escovar os dentes logo após as refeições
Calma! Escovar os dentes ainda é sim saudável, porém, há um período a se aguardar. Não se deve correr para o banheiro assim que terminar de comer. Segundo o site Prevention.com, o ideal é aguardar de 30 a 60 minutos para evitar corrosão dental, ainda mais se tiver consumido algum alimento ácido, pois a fricção pode arranhar o esmalte.
Agachar sobre o vaso sanitário
Sempre bate o receio de sentar em uma bacia de vaso sanitário desconhecido, mas sabia que agachar contrai os músculos pélvicos e pode aumentar o risco de uma infecção urinária devido ao não esvaziamento total da bexiga? O ideal é sentar sim no vaso, forrado com papel higiênico. Uma dica válida é sempre carregar um frasco de álcool gel e higienizar o assento caso precise usar.
Trocar apenas a roupa de cama
Alternar fronhas e lençóis semanalmente te deixa livre de ácaros e bactérias e é um hábito sempre recomendado, mas sabia que não são os únicos que devem ser higienizados? Os travesseiros também podem acumular doenças e devem ser higienizados com água quente pelo menos uma vez ao mês. Uma dica válida é colocar o travesseiro ou almofada no sol.
Mexer em eletrônicos para relaxar
Você chega cansado do trabalho e vai mexer no computador, ver um filme na televisão ou trocar mensagens no celular. Isso é um erro, principalmente se estiver perto do horário de dormir, pois a luz emitida pelos eletrônicos freia a produção do hormônio que produz o sono: a melatonina.
Colocar o sono em dia no fim de semana
É um mito que se dormirmos mal ao longo da semana e quisermos repor no fim de semana dormindo mais, isso será benéfico. Na verdade, isso apenas irá atrapalhar o sono e sua disposição na segunda-feira, então, o ideal é dormir o suficiente e manter sua rotina normal.
Agora que você já sabe o que não fazer, basta se regrar para ter uma vida mais saudável.
LEIA TAMBÉM
- 5 dúvidas sobre saúde íntima feminina
- Saúde íntima: 5 respostas para as dúvidas mais comuns
- 6 hábitos para afastar a depressão