Os sintomas das doenças “silenciosas” nem sempre são visíveis e, muitas vezes, elas podem ficar escondidas por anos, aparecendo “do nada”, de forma preocupante. Reunimos aqui, algumas doenças silenciosas, para você ficar atento aos sintomas mais sutis. Confira:
1. Depressão
Doenças cujo os sintomas não são tão “palpáveis” possuem um agravante de não serem levadas tão a sério. A depressão começa com um cansaço extremo, falta de ânimo e pode desencadear sedentarismo e abuso de álcool e alimentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas 30% dos casos conseguem um diagnóstico precoce e são tratados de forma adequada.
2. Hepatite C
Essa doença é uma das mais sorrateiras, podendo ficar encubada por mais de 20 anos, sem ser percebida. Os sintomas são de difícil diagnóstico e incluem dor e inchaço e abdominal, sangramento no esôfago ou estômago, urina escura, entre outros.
Deve-se tomar cuidado, pois ela vagarosamente compromete o fígado e pode levar ao comprometimento das funções hepáticas ou à cirrose (mesmo que o portador sequer consuma bebidas alcoólicas).
3. Osteoporose
Este é um problema agravado no caso da mulheres. Nosso organismo tem um sistema de recuperação frequente dos ossos, porém, ele diminui após os 30 anos, levando a uma perda de densidade óssea com o tempo, deixando-os mais frágeis.
Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas só a descobrem quando sofrem alguma fatura. No caso das mulheres, essa perda de massa óssea é acelerada por outros fatores, como a menopausa.
4. Diabetes Tipo 2
Boca seca, muita sede e constante vontade de ir ao banheiro. Provavelmente não se associaria isso a uma deficiência do pâncreas na produção de insulina, mas esses são os sintomas iniciais da Diabetes Tipo 2.
Geralmente, esse distúrbio orgânico só é descoberto após anos, quando problemas mais graves surgem.
5. HIV / AIDS
Assim como a Hepatite C ela é transmitida por sangue e é ainda mais devastadora. Cercada por preconceitos por sua forma de contágio através de relações sexuais sem proteção, muitos casos também ocorrem por transfusões sanguíneas ou uso de drogas injetáveis.
A AIDS pode demorar anos para se manifestar, e alguns meses para ser identificada, portanto, é importante manter uma rotina de exames quando se tem uma vida sexual ativa.
6. Hipertensão
Uma doença que, além de silenciosa, pode ser fatal. Ela possui sintomas como dores de cabeça, tonturas e fraquezas, que podem ser provocados por diversos fatores e não associados a ela.
Quando causados pela pressão arterial elevada, esses alertas podem indicar o início de doenças cardíacas mais sérias, como infarto ou AVCs, e podem ser descobertas somente quando esses acontecem.
7. Colesterol Alto
Pessoas sedentárias, acima do peso, e com hábitos desregrados têm chances maiores de desenvolver Colesterol Alto. Esse problema surge devagar e aumenta aos poucos, depositando pequenas partículas de gordura nas paredes de veias e artérias.
Quando essas veias e artérias entopem, o bom funcionamento do organismo, sobretudo do coração, é comprometido e pode resultar em problemas semelhantes aos da hipertensão.
8. Ovário Policístico
Um dos principais causadores da infertilidade feminina, essa doença silenciosa afeta muitas mulheres. Ela é provocada por um desequilíbrio hormonal, que causa falta de ovulação e favorece o surgimento de pequenos cistos na superfície dos ovários.
Os principais sintomas incluem irregularidade menstrual, aumento de peso e pelos no rosto, que podem ser tratados com medicamentos.
9. Endometriose
O útero possui um revestimento conhecido como endométrio que, ao não receber nenhum óvulo, descama e é eliminado no processo da menstruação. Quando essas células saem do útero e se alojam em outros locais, como nas trompas, ovários e bexiga, acontece a endometriose.
Isso provoca cólicas menstruais, dores pélvicas e problemas para engravidar, porém, nem toda mulher sente esses alertas, tornando o diagnóstico mais difícil.
10. Problemas na Tireóide
Aqui temos duas doenças silenciosas, o hipo e o hipertireoidismo, que atingem 15% da população brasileira, mais comum entre as mulheres.
No hipotireoidismo, a baixa produção de hormônios na tireóide causa a desaceleração do metabolismo, aumento de peso, dores musculares, problemas digestivos, alterações cardíacas e de humor, entre outros sintomas que geralmente são todos associados a outros tipos de doenças.
Já no hipertireoidismo, a produção excessiva de hormônios causa sintomas opostos, como nervosismo, sudorese, aceleração dos batimentos cardíacos e perda acentuada de peso.
LEIA TAMBÉM
- 5 doenças raras e curiosas que talvez você não conheça
- 5 filmes sobre saúde para entender algumas doenças
- 3 doenças que afetam as crianças: veja os sintomas