Com a chegada das temperaturas mais baixas, a vontade de fazer xixi com mais frequência se torna algo natural. Veja as orientações do urologista Mauricio Rubinstein.
Por que a vontade de fazer xixi aumenta com a queda da temperatura?
“A produção de urina está diretamente relacionada com o volume de líquido ingerido durante o dia, com a temperatura e com a umidade do ar. Num local de temperaturas baixas, ocorre maior acúmulo de líquidos pela pele
(transpiração). Como resultado, se a pessoa ingerir a mesma quantidade de líquidos de sempre – inclusive caldos e sopas -, irá produzir maior quantidade de urina.”
O metabolismo também contribui com a maior frequência urinária?
“Sim. No inverno, há um aumento do metabolismo corporal, a fim de manter a temperatura interna normal. Assim, o corpo necessita de mais alimentos e há uma maior produção de resíduos e líquidos a serem eliminados pela
via urinaria.”
E possível amenizar esse incômodo?
“Sim. As pessoas que apresentam sintomas de aumento excessivo da frequência urinária, ou seja, que atrapalhe sua qualidade de vida diária, mesmo que seja apenas em dias em que a temperatura está mais baixa, devem procurar um urologista. Após algumas perguntas ele vai determinar se o aumento da frequência urinária é normal ou está associado a algum problema de armazenamento da bexiga. Algumas pessoas precisam somente de orientações, porém, outras necessitarão de tratamento medicamentoso.”
LEIA TAMBÉM:
- Regras simples para transformar a comida de self-service em sinônimo de saúde
- Benefícios da farinha de berinjela: aposte nesse alimento funcional para ganhar saúde!
- Alho para tudo: truques e dicas para a saúde, beleza e até limpeza da casa