Existe tanta variedade de ervas que fica difícil conhecer e apreciar todas elas! Para dar uma ajuda em sua escolha e proporcionar mais bem-estar no seu dia a dia, confira 3 ervas contra dores que acabam com incômodos no estômago, relaxam a musculatura e muito mais!
Eucalipto
O aroma refrescante do eucalipto dá mais sabor a guloseimas, como balas e chicletes, e cheiro agradável a loções cosméticas e antissépticos bucais. O óleo essencial das folhas é bastante usado em produtos de limpeza. Mas não é só isso: ele tem propriedades terapêuticas. Por isso, as folhas podem ser usadas em banhos, para estimular a memória e a concentração, combater o cansaço físico e mental, relaxar e dar mais disposição.
Contraindicações: algumas pessoas têm alergia a eucalipto e não devem usá-lo externamente. Crianças, gestantes, lactantes e pessoas com úlcera ou gastrite também não devem consumir a planta de nenhuma forma.
Funcho
Atua contra infecções urinárias e digestivas. Além disso, é eficaz contra azia e gases. O poder diurético ainda faz parte das propriedades dessa erva.
Contraindicação: pessoas com úlcera gástrica e demais sensibilidades estomacais.
Erva-doce
Fácil de ser cultivada, a erva-doce é uma ótima opção para ter em casa, no jardim ou em vasos. Isto porque, além de calmante, os chás feitos com a erva ainda solucionam os incômodos derivados de prisão de ventre e auxiliam a aliviar os efeitos da má digestão. “A erva-doce é popularmente é utilizada para má digestão, mau hálito, prisão de ventre, gases e como diurético natural”, conta o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit.
Consultoria José Bassit, medicina complementar e fitoterapia
LEIA TAMBÉM
- Chás que secam: opções para queimar as gordurinhas
- Sucos com ervas que potencializam a saúde e protegem o organismo
- Saiba como fazer uma horta perfeita em casa!