Pressione com os dedos a sua perna por alguns segundos. O local ficou esbranquiçado e demorou para voltar ao normal? Então, possivelmente você está retendo líquidos. “Alterações de peso conforme o período do dia e inchaço nos seios da face, olhos, mãos, pernas e tornozelos são outros sintomas da retenção de líquidos”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Se quiser se livrar desses problemas, é fundamental combater suas causas. Portanto, praticar exercícios físicos e cuidar da dieta são as primeiras medidas a serem tomadas. E, falando em dieta, existem alguns alimentos anti-inchaço capazes de dar uma forcinha na saúde! Confira.
1. Aipo
Também chamado de salsão, tanto os talos quanto as folhas do aipo são ótimos para combater a retenção de líquidos e melhorar a digestão, pois o alimento é rico em fibras e água. “O potássio e o sódio presentes no vegetal trabalham no equilíbrio de eletrólitos, promovendo a estabilidade do volume celular e adequando a quantidade de água dentro das células. Também contém silício, que contribui com o funcionamento do sistema linfático”, explica Greice.
2. Chá verde
A bebida contém um antioxidante chamado EGCG, do grupo das catequinas. “É cem vezes mais potente que as vitaminas C e E. 1 xícara (200ml) tem de 10 a 40mg de polifenóis antioxidantes e possui a capacidade de desintoxicar o organismo, pois ativa enzimas do fígado”, revela a nutricionista. O chá verde ainda acelera o metabolismo e melhora a aparência da pele. O ideal é beber até 4 xícaras ao longo do dia, sem açúcar (gestantes podem consumir até 2 xícaras).
3. Melão
Os 90% de água da fruta vêm carregados de nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e fibras. Tudo isso junto combate a prisão de ventre, estimula a eliminação do excesso de líquidos e melhora o funcionamento do sistema linfático, já que, para isso, é necessário um equilíbrio de nutrientes.
Consultoria Greice Caroline Baggio, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
- Quer acabar com a retenção de líquidos? Beba água!
- Quilinhos extras podem ser causados pela retenção de líquidos
- Confira seis explicações para o inchaço!