É inevitável ir ao supermercado. Seja para comprar alimentos ou produtos de limpeza e higiene, é lá que abastecemos nos dispensa. No entanto, é possível economizar colocando em prática algumas atitudes simples. Confira!
1. Faça uma lista
Antes de ir ao supermercado, olhe as mercadorias que possui na despensa e na geladeira e anote o que realmente precisa. Quando estiver no estabelecimento, procure seguir as suas anotações. “As compras do mês são importantes, pois podemos avaliar a real necessidade de comprarmos algo ou verificar a possibilidade de levar um produto similar por preço inferior”, acrescenta Hélio Donin Jr., contador e diretor da Donin Contabilidade.
2. Evite pratos congelados
Além de conterem grandes quantidades de conservantes, prejudiciais à saúde, tais alimentos pesam muito no seu orçamento por serem caros. Prefira comprar os ingredientes e cozinhar em casa. O gás e a energia elétrica, usados no preparo, compensam a economia.
3. Alimentos da estação
Frutas e legumes da estação geralmente costumam ser mais baratos, então, tente aproveitar seus preços baixos. Alguns supermercados também possuem dias específicos em que fazem promoções no setor de hortifrúti.
4. Resista às tentações
Pode até parecer um conselho bobo, mas vá ao supermercado quando estiver bem alimentado. A fome pode fazer com que você queira comprar coisas de que não precisa. Fora que você estará exposto a produtos atrativos e precisa resistir às tentações.
5. Filhos e guloseimas
Se você é capaz de ceder aos encantos de tantos alimentos, imagine seus filhos! Os pequenos, normalmente, costumam pedir doces e outras guloseimas coloridas das prateleiras. Por isso, é importante explicar porque não é possível comprar aquele alimento e, aos poucos, ensiná-los a evitar os gastos que podem estourar o orçamento.
6. Alimentação fora de casa
Por conta da distância da casa até o trabalho, muitas pessoas acabam almoçando fora. Caso não receba vale-refeição, tais gastos acabam pesando no orçamento. Assim, procure lugares que oferecem um bom custo-benefício, alimentando-se de forma saudável e econômica.
Saiba mais
Saia das dívidas! Entrevista com o especialista Samy Dana
Confira serviços de consultoria gratuitos sobre finanças
Dicas para economizar no transporte
Consultoria: Hélio Donin Jr., contador e diretor da Donin Contabilidade (www.donin-rnc.com.br).
Texto: Érica Aguiar – Edição: Natália Negretti