Nem tudo é o que parece, principalmente quando se trata da higiene do lar. Para te ajudar nessa tarefa, o Dr. Roberto Martins Figueiredo, conhecido como Dr. Bactéria, separou dicas que vão te ensinar a proteger a casa dos germes e bactérias!
Cozinha: o disfarce perfeito para os germes e bactérias
O cantinho preferido de muitas pessoas é também o mais afetado por germes e bactérias. E você sabia que a cozinha pode ser até mais suja que o banheiro? De acordo com o Dr. Bactéria, essa informação se torna fato por conta da movimentação de alimentos (vegetais, carnes cruas, frutas, caixas), pessoas e animais.
Lixo na pia, não!
Livre-se de qualquer lixeira que estiver em cima da pia. O profissional afirma que, com depósitos de lixo sobre o lavatório, “você estaria cozinhando do lado do lixo”. O descarte diário dos resíduos também é importante, mesmo que as sacolas ainda não estejam cheias.
Geladeira em ordem
Limpar as geladeiras uma vez por mês é o suficiente, segundo o biomédico. E, para acabar com o mau cheiro do eletrodoméstico, ele recomenda que, após a higienização, um recipiente com bicarbonato de sódio seja mantido lá dentro.
Fogão sempre limpo
Para manter o fogão livre de qualquer ameaça, ele deve ser higienizado imediatamente após ficar sujo. Para limpar a superfície, o Dr. recomenda uma mistura de água, detergente e bicarbonato. Já os queimadores devem ser fervidos em água e vinagre. Deixe-os durante uma noite submersos nessa mistura e lave-os pela manhã.
Micro-ondas
Realize a limpeza do micro-ondas com uma simples mistura. Dentro do eletrodoméstico, coloque um recipiente com meio copo de água e meio copo de vinagre branco. Programe-o para funcionar por 5 minutos e, assim que ele desligar, espere mais dois minutos. Limpe-o com uma esponja do lado macio.
Acabe com as formigas!
Em 1 litro de álcool, insira o conteúdo referente a um sachê de cravos e deixe descansar por uma semana. Umedeça um pano com o líquido e passe pelo local afetado. Esta é uma ótima alternativa para as formigas que ficam nos armários, por exemplo.
Elimine os germes e bactérias do banheiro!
O biomédico afirma que o banheiro de uma casa precisa ser higienizado diariamente. Isso porque este cômodo está exposto à umidade diária e também a respingos de urina. Atente-se para as dicas!
Para pisos e azulejos
Em um balde, coloque 1 litro de água e 10 gotas de detergente e, com um pano, aplique a mistura. Enxágue com água limpa e repita a operação. Em um outro recipiente, misture 1 litro de água e 2 colheres de água sanitária e aplique com a ajuda de um pano.
Ralos merecem atenção
Quando moscas dreno (pequenas e com asas largas) aparecem no banheiro, é sinal de que o ralo precisa ser limpo. Retire sua tampa, prepare uma solução com 1 litro de água e 10 gotas de detergente e aplique no local, esfregando com uma escova sanitária. Enxágue com água quente. Repita a operação uma vez por mês.
Sujeiras difíceis
Para eliminar bolores dos rejuntes, o Dr. Bactéria sugere uma pasta feita com água sanitária e bicarbonato de sódio. Com uma escova de dentes, passe nos rejuntes embolorados e depois enxágue. Já para bolores nas paredes, uma mistura de água e água sanitária na mesma proporção, quando aplicada na superfície, eliminará o problema.
Espere para arrumar!
Após acordar, é necessário esperar pelo menos uma hora antes de arrumar a cama. Pois, de acordo com o especialista, o corpo transpira durante a noite, e essa umidade produzida é propensa para a multiplicação de ácaros. Portanto, deve ser eliminada antes que a arrumação do quarto seja feita.
Roupas de cama
Nas estações frias, troque-as uma vez por semana. Já em tempos mais quentes, o ideal é que elas sejam trocadas pelo menos duas vezes por semana.
Focos de ácaros
Um travesseiro deve ser utilizado por, no máximo, dois anos. Segundo o Dr. Roberto, após este período, um terço do peso da peça será formado por ácaros vivos, mortos e seus resquícios.
Limpe os colchões
Espalhe bicarbonato de sódio sobre os colchões e deixe o ingrediente agir durante 20 minutos. Após a espera, retire o produto com um aspirador de pó.
Cobertas e edredons
Quando usadas frequentemente, essas peças precisam ser lavadas uma vez por mês. Caso contrário, mantenha-as em sacos plásticos fechados ou em sacos de TNT.
Texto: Monique Lima/Colaboradora | Consultoria: Roberto Martins Figueiredo “Dr. Bactéria”, biomédico, consultor em saúde pública e especialista em higiene de alimentos
LEIA TAMBÉM
- 18 truques de limpeza que vão transformar sua faxina
- Truques caseiros de Sueli Rutkowski para facilitar seu dia a dia
- Como eliminar os ácaros com truques simples