Mesmo que você saiba que certas coisas, pessoas ou situação te fazem mal, nunca é fácil desapegar. Mas a proposta é que você faça um exercício de autoconhecimento, ainda que breve. Assim, olhando para as próprias necessidades e avaliando o momento atual, será possível perceber se você é alguém que precisa praticar o desapego e reconsiderar uma nova forma de viver. Para isso, preparamos uma lista com cinco sinais de que você precisa soltar o balão da vida:
Encare a sua realidade e faça algumas perguntas: você gasta um tempo excessivo tentando tomar decisões? A opinião das pessoas ao seu redor é o mais importante na hora de tomá-las? Você tem constantemente se decepcionado com as decisões que toma? Se as respostas forem positivas, talvez uma mudança de atitude seja o primeiro passo rumo a um estado mais pleno da alma (Foto: Shutterstock)
1 | 5
Quanto tempo você passa fazendo o que gosta? Aliás, você consegue listar três coisas que gosta de fazer? E não vale dormir ou comer. Entenda: ter um hobby faz parte de um estilo de vida mais cuidadoso com as próprias vontades, e isso incluir se atentar a um carga excessiva de trabalho e valorizar satisfações pessoais. Desapegue do que você tem que fazer e dê mais atenção o que você quer fazer (Foto: Shutterstock)
2 | 5
Não tem espaço em casa, o guarda-roupas está lotado e os livros estão cheios de pó. Mas e você, precisa de tudo o que está ali? Faltam cabides, é difícil encontrar objetos e limpar qualquer lugar da casa é sempre uma maratona com obstáculos – pequenos, grandes, daqueles que quebram ou não. Perceber que precisa liberar espaço físico talvez seja mais fácil do que aceitar a necessidade de liberar espaço emocional em nossas vidas. Pois bem, comece assim que possível, sempre se perguntando – e tentando responder verdadeiramente – se realmente precisa do que está ali (Foto: Shutterstock)
3 | 5
Ansiedade que se manifesta como dores de cabeça, tensão muscular, taquicardia e outros efeitos físicos não pode ser considerada uma ansiedade boa, que impulsiona alguém em direção de seus objetivos. Caso você esteja se sentindo assim – seja em relação ao trabalho, a um relacionamento amoroso ou simplesmente a respeito de assuntos cotidianos – tente exercitar o desapego. A ajuda profissional, nesses casos, é imprescindível para uma transformação real, que deixe de afetar a saúde (Foto: Pixabay)
4 | 5
O passado realmente passou? Despedir-se de lembranças que nos puxam para trás é realmente um desafio. Por mais que o caminho do futuro esteja ali, chamando você para dar uma volta e se conhecer melhor, algo prende seus pés nos mesmos erros, medos e decepções. Se esses sentimentos ruins preocupam muito mais que a vontade de viver o novo diariamente, é sinal de que chegamos ao limite (Foto: Shutterstock)