Connect with us

O que você está procurando?

Diferenciar momentos de tristeza dos sintomas da depressão é uma tarefa complicada, mas essencial para quem sofre com a doença
-

Depressão pode ser confundida com tristeza; saiba diferenciar

Diferenciar momentos de tristeza dos sintomas da depressão é uma tarefa complicada, mas essencial para quem sofre com a doença

A perda de uma pessoa próxima, uma demissão no trabalho, o fim do relacionamento ou apenas um momento complicado: todos os dias estamos sujeitos a alguma coisa que pode nos provocar tristeza. É uma reação normal a esse tipo de evento da vida e que pode durar alguns dias. Nesse contexto, é comum ouvirmos que estejamos um pouco “deprê”.

Depressão pode ser confundida com tristeza; saiba diferenciar

Apesar de tristeza e depressão estarem relacionadas, é imprescindível saber diferenciá-las, pois são quadros bastante distintos.Tristeza é uma emoção, enquanto depressão é uma doença”, resume o psiquiatra geriátrico Ken Robbins, da Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, em artigo no portal Caring.com. E, mais importante ainda, é saber reconhecer os sintomas do distúrbio, uma tarefa nem sempre fácil.

Primeiros sinais

Identificar uma depressão ainda em seu estágio inicial é difícil porque os sintomas podem ser confundidos com situações corriqueiras ou reações consideradas normais no dia a dia. “Geralmente, a depressão começa como um leve cansaço, desinteresse por atividades sociais, vontade de se isolar, um medo vago e sem explicação, uma certa tristeza e uma visão pessimista das coisas”, explica o psiquiatra Alfredo Simonetti.

Outro fator que pode dificultar o diagnóstico inicial, como ressalta a psiquiatra Sofia Bauer, é o fato de a pessoa ter passado por outros episódios mais leves dos mesmos sintomas, mas acreditar que foi uma crise passageira. “Geralmente, a doença depressiva se manifesta em jovens adultos e vem se arrastando ao longo da vida com crises depressivas cíclicas. Cada vez que volta, a crise se torna mais arrastada e pior”, salienta a especialista.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Alfredo Simonetti, psiquiatra e professor titular de Psicologia Médica do curso de Medicina do Centro Universitário São Camilo; Sofia Bauer, psiquiatra com título de especialista pela ABP e em Psicologia Positiva com Tal Ben-Shahar, e autora do livro O salto do coração – a cura por meio do amor em um salto quântico (Wak Editora); Monica Pessanha, psicóloga.

Texto: Thiago Koguchi – Entrevistas: Victor Santos e Giovane Rocha/Colaborador – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Importante passo para a recuperação do paciente, o diagnóstico precoce ajuda na recuperação e a diminuir os prejuízos causados pela depressão

Notícias

Na Black Friday, marcas de todos os segmentos dão descontos. Porém, algumas lojas acabam se aproveitando desse momento para dar “descontos falsos”. Confira!

Notícias

A Black Friday já está chegando! Hora de aproveitar os descontos e acabar com a sua listinha de desejos. Veja os produtos que terão maior promoção na data

Notícias

Depois da tragédia envolvendo o time Chapecoense, de Santa Catarina, os clubes superaram a rivalidade para se solidarizar. Veja como você pode ajudar

Notícias

Supremo Tribunal Federal decide que aborto até o terceiro mês não será mais considerado como crime. Tire suas dúvidas e entenda o caso!

Notícias

As redes sociais estão tomadas por demonstrações de emoção, carinho e solidariedade com a tragédia da queda do avião do Chapecoense. Acompanhe!

Notícias

O Papa Francisco rezou nesta quarta pela tragédia da queda do avião com o time da Chapecoense. Saiba tudo e veja três orações para pedir intercessão.

Notícias

A manhã desta terça ficou marcada pela tragédia com a queda do avião que transportava toda a delegação do time Chapecoense. 75 pessoas morreram. Saiba mais!