Além de apresentar altos índices de vitaminas e nutrientes, a goji berry também faz jus à fama de superalimento por outros motivos: auxilia no combate ao diabetes e ajuda a controlar o colesterol. “Além disso, alguns estudos têm demonstrado que a goji berry auxilia no tratamento da hipertensão”, acrescenta Mariana Jones, nutricionista clínica funcional e ortomolecular. Por isso, é importante que ela faça parte da alimentação, contribuindo para uma melhor qualidade de vida.

FOTO: Shutterstock.com
Diabetes
Essa é uma doença crônica causada pelo mau funcionamento do pâncreas, que passa a não produzir mais insulina necessária para a saúde do corpo. Também ocorre quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz, aumentando a concentração de glicose no sangue – conhecido como hiperglicemia.“Estudos feitos com ratos mostram que a goji berry produz um efeito hipoglicemiante significativo quando administrado por via oral, melhorando os níveis de glicemia”, explica Vanessa Minossi, nutricionista.

Foto Istock.com/Getty Images
Essa fruta tem maior controle glicêmico, ou seja, algumas substâncias encontradas nesse alimento ajudam a equilibrar o açúcar no sangue, além de facilitar a resposta do organismo à insulina.
Colesterol
De acordo com a OMS, aproximadamente 20% da população mundial apresenta o colesterol ruim (LDL), enquanto no Brasil esse problema atinge cerca de 22 milhões de pessoas. Para tentar combater o colesterol ruim, a alimentação é uma boa aliada. Como ensina Vanessa, a goji berry possui beta-sitosterol, substância com função anti-inflamatória, que ajuda a modular os níveis de colesterol no organismo. “Seus antioxidantes impedem a oxidação do colesterol e a formação das placas arteriais”, acrescenta a profissional.

Foto Istock.com/Getty Images
Essa fruta também possui o ômega 6, nutriente que desempenha papel de proteção das células, além de reduzir o colesterol ruim e regular a glicose no sangue. Outra vantagem da goji berry é que ela é rica em flavonoides, que permitem manter as artérias abertas e funcionando sem complicações. Por isso, vale incluir esse alimento no cardápio, mas sempre com a ajuda de especialistas para não trazer riscos à saúde.
Leita também:
- 5 dicas para evitar ou controlar a hipertensão arterial
- Dieta para abaixar o índice de glicose
- Gojy berry: confira seus benefícios para a saúde!
Consultoria Mariana Jones, nutricionista clínica funcional e ortomolecular; Vanessa Minossi, nutricionista