Quem pratica atividades físicas no início do dia não pode fugir de um café da manhã bem reforçado! Durante as atividades físicas, há um aumento do gasto energético, o que acelera o consumo de glicose pelo organismo, por isso, é importante estar alimentado antes de comer. “O jejum prejudica o metabolismo, que tem a função de possibilitar a transformação dos alimentos que consumimos em energia. Além disso, o nível de glicose no sangue fica baixo e o organismo passa a consumir proteínas em vez de gorduras, ou seja, o indivíduo perde massa magra, que são os músculos, no lugar das tão indesejadas gorduras”, explica o nutrólogo Maximo Asinelli. Veja sugestões para comer antes do treino!
Até 1h antes dos exercícios
Pão integral com peito de peru, queijo branco e um suco de fruta natural. O suco pode ser substituído por leite desnatado ou bebidas esportivas.
Até 30min antes dos exercícios
Quem não malha logo ao acordar, pode tomar o café da manhã e, antes do exercício, fazer um lanche da manhã com 1 barra de cereal ou iogurte ou um copo de suco ou uma fruta.
Leia também:
- Lesão pós-treino: saiba por que acontece e como se prevenir!
- Suplementação alimentar: quando e por que consumir suplementos
- Alimentação ideal para ganhar massa magra
Após 1h30min do término dos exercícios
Depois do treino, é fundamental repor as energias e “alimentar” os músculos, só assim é possível ganhar massa magra. Você pode consumir frutas secas, barra de cereal ou vitaminas com leite.
Consultoria Maximo Asinelli, nutrólogo