Saiba os principais benefícios do mindfulness

Os benefícios do mindfulness são vários e podem melhorar (e muito!) o seu dia a dia. Confira pontos positivos de se começar a prática

- Foto: Shutterstock.com

Diversos estudos acerca dos benefícios do mindfulness para o corpo e a mente vêm sendo conduzidos com frequência e, como resultado, a prática tem se tornado comum em vários espaços, como em escolas, e na área da saúde.

Acompanhe, a seguir, algumas das vantagens promovidas pela prática do mindfulness — ou atenção plena, como também é conhecida.

Melhora o sistema imunológico

Um dos benefícios do mindfulness se relaciona com um eixo do sistema neurológico responsável pela nossa resposta a situações estressantes. Um estudo publicado na revista Health Psychology mostrou uma associação direta entre o aumento da prática de mindfulness e a diminuição de níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Dessa forma, a atividade ajuda a regular a liberação de substâncias que, em excesso, podem ser tóxicas ao corpo.

Praticar meditação provoca uma mudança da fisiologia do organismo, ocorrendo, dessa forma, uma renovação celular que traz diversos benefícios, como a redução da pressão arterial e o controle respiratório, que leva a redução dos sintomas ansiosos”, acrescenta o psiquiatra Ricardo Frota.

Quando associado com atividades físicas, o mindfulness aumenta os níveis de endorfina, causando sensação de bem-estar e prazer, melhoras de dores em geral e alterações no comportamento do sistema imunológico, pois, segundo um estudo recente da Universidade de Wisconsin, nos Estados Unidos, a prática colabora no aumento da produção de anticorpos.

A foto mostra uma mulher olhando para o desenho de um cérebro acima dela, como se estivesse observando os benefícios do mindfulness no órgão

Foto: Shutterstock.com

Promove mudanças físicas

O ato de sentar, respirar e se distanciar dos pensamentos focando totalmente no presente traz diversas mudanças no corpo. Além da conexão e ampliação da própria consciência corporal, o reajuste postural e a melhora do sono, alterações no cérebro também podem acontecer.

É o que mostrou um estudo realizado na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que apontou alterações no resultado de um teste de raciocínio verbal do GRE (teste padronizado utilizado no processo de admissão para programas de mestrado acadêmico e profissional em todo o mundo) e na memória operacional.

Na pesquisa, 26 universitários realizaram oito sessões da prática com duração de 45 minutos ao longo de duas semanas. Os exercícios ensinavam aos alunos a utilizarem o mindfulness em suas rotinas diárias, mantendo o foco no presente e evitando distrações. Os estudantes mostraram aumento na capacidade de concentração, na compreensão de textos e na memória operacional e melhor desempenho no exame de graduação (GRE).

LEIA TAMBÉM

Texto: Jéssica Pirazza/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha

Entrevistas: Thiago Koguchi – Consultoria: Fabiana Benetti, psicanalista; Ricardo Frota, psiquiatra e especialista em comportamento humano

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência