Elas tem participação direta no crescimento, na formação de massa magra e manutenção de tudo que compõe o organismo. “Todos os tecidos, nervos, músculos, órgãos internos, pele, cabelos e unhas são dependentes de proteína. Além disso, alguns hormônios também são feitos dessa substância, como a insulina do pâncreas, que ajuda a regularizar a glicose do sangue, e a tiroxina da tireoide, que controla o metabolismo”, destaca Patrícia Davidson, nutricionista funcional. Elas ainda são responsáveis pela produção de anticorpos e dão uma forcinha na perda de peso e ganho de massa magra. Dá para entender porque os adeptos de academia gostam tanto delas, né?
Prazer, massa magra!
A nutricionista Thayana Albuquerque explica que, como as proteínas são responsáveis pela construção de todos os tecidos do organismo, elas não são armazenadas em forma de gordura, ou seja, com o consumo da substância, os músculos crescem e o metabolismo acelera, contribuindo para a perda de peso. Mas para adquirir esses benefícios, fuja das proteínas “gordas”! Carnes magras e brancas são as melhores opções, além das proteínas vegetais, presentes em grãos e oleaginosas. Só fique atento com os exageros das dietas que oferecem somente proteína, pois o excesso pode causar problemas renais: “Em casos de pessoas com problemas nos rins ou histórico familiar de doença renal, é importante ficar atento, porque a proteína que não é utilizada pelo corpo é eliminada pelos rins, sobrecarregando suas funções”, alerta a professora de nutrição Nádia Neves.
Opções que emagrecem
1. Frango
2. Sardinha
3. Ovo
4. Feijão azuki
5. Amaranto
6. Castanhado-pará
7. Quinoa
8. Carnes vermelhas magras
9. Iogurte natural
10. Abacate
Dicas de consumo
Elas estão presentes em praticamente todas as refeições, mas você sabe quais os melhores horários para ingeri-las? Consumir proteínas no café da manhã garante saciedade para o restante do dia. Por isso, muitas vezes, o ovo é recomendado nessa refeição. “O ovo consumido pela manhã contribui para diminuir a fome ao longo do dia, auxiliando na redução do total diário de calorias”, explica Thaís Souza, nutricionista. Depois do treino, elas também são essenciais para a reposição dos músculos e auxílio na formação de massa magra.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Patrícia Davidson, nutricionista funcional; Thayana Albuquerque, nutricionista; Nádia Neves, Professora do curso de nutrição da Anhanguera de Brasília (DF); Thaís Souza, nutricionista
LEIA TAMBÉM
- Dieta da água morna: derreta até 2Kg em 1 semana sem loucuras!
- Feijão é fonte de proteínas importantes para o organismo
- Emagreça com fibras! Aposte em alimentos ricos neste nutriente