Pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concluíram, em um estudo publicado na revista científica Clinical Psychological Science, que quebrar aquele galho para familiares, amigos ou apenas conhecidos pode ajudar a diminuir os efeitos negativos de elementos que causam estresse no dia a dia.
O estudo se deu por meio de uma avaliação com 77 voluntários de 18 à 44 anos. Durante 14 dias, os participantes tiveram que relatar diariamente quaisquer problemas com estresse que tiveram, além de terem que informar se fizeram qualquer ação, por mais simples que fosse, para ajudar o próximo. Depois, eles deveriam responder a um questionário sobre suas emoções daquele dia e também autoavaliarem sua condição mental numa escala de 0 até 100 (de pior para melhor).
Isso não quer dizer que você precisa “mover montanhas” ou se dedicar inteiramente ao ajudar alguém para sentir um alívio no estresse diário. A pesquisa sugere que pequenas ações no dia a dia já são mais do que suficientes para proporcionar mais relaxamento na sua rotina.
Dar carona para um amigo, segurar a porta do elevador para o outro poder entrar, ajudar alguém a se levantar — vamos combinar que um pouco de boa vontade por menos momentos estressores é um bom negócio! Afinal de contas, o estresse elevado pode deixar você de mau humor e causar prejuízos para a sua própria saúde mental a longo prazo.
Veja mais:
Como o corpo reage a situações de estresse?
Conheça 6 atividades e terapias para combater o estresse
5 benefícios do perdão comprovados pela ciência
Texto e entrevistas: Giovane Rocha / Colaborador – Edição: Augusto Biason / Colaborador
Fonte: Ajudar os outros amortece o efeitos do estresse diário (Clinical Psychological Science)