O açaí está cada vez mais famoso no país por conta de suas propriedades energéticas. Muitas pessoas que frequentam academias e fazem exercícios regularmente já adicionaram a fruta ao cardápio para dar mais ânimo ao dia a dia. Mas de onde vem essa energia? Entenda mais sobre isso!
É verdade?
Segundo a nutricionista clínica e esportiva funcional, Ana Paula Martins, o açaí é uma fruta altamente energética. “Esta propriedade se dá devido a sua alta quantidade de carboidratos, além de ser rico em fitoquímicos, gorduras do bem e antioxidantes, como as antocianinas”, explica. O açaí também é uma ótima fonte de ferro, ajudando a combater a anemia.
Porém, o efeito energético dessa fruta se dá por ser um alimento com grande quantidade de carboidrato e, quando associado com xarope de guaraná, o ganho da disposição fica por conta da cafeína. “Assim, se o consumo da fruta for sem o xarope, o seu efeito energético diminui. Cerca de 100g de açaí tem o mesmo valor energético que 100g de manga, por exemplo, mas ele ganhou esta fama devido às suas combinações e porções generosas”, explica Ana Paula.
Combinações poderosas
Como dito anteriormente, são as opções que vão permitir que o valor energético do açaí aumente, proporcionando maior energia para quem consumi-las. A mistura dessa fruta com o guaraná pode aumentar sua capacidade energética, pois o xarope de guaraná é altamente calórico. “O ideal é o consumo do açaí batido com uma fruta e proteínas (whey protein, por exemplo), após um treino. Ou associá-lo com granola, aveia e sementes”, indica a nutricionista. Por isso, consumir com frutas, mel, proteínas, aveia, granola e outras combinações, pode ajudar a aumentar o valor energético da preparação.
Restrições do consumo
- Calorias: o açaí só terá restrição quando associado com uma quantidade exagerada de xarope de guaraná, leite condensando e leite em pó integral. “Pois seu valor calórico crescerá muito, devido ao aumento da quantidade de açúcar associada”, informa Ana Paula. O maior problema encontrado no açaí está no tamanho das suas porções, que normalmente são acima de 300g, chegando até a 750g. Segundo a nutricionista, o ideal é o consumo de 100g, que está dentro do recomendado.
- Açúcar: indivíduos que tenham diabetes devem evitar o uso do açaí associado ao xarope de guaraná por causa da quantidade de açúcar.
- Sono: “O açaí in natura não tem nenhum composto de ação estimulante, porém, quando associado ao xarope de guaraná, dependendo muito da individualidade de cada pessoa, pode alterar o sono, pois contém em sua composição a cafeína”, explica a profissional.
Qual a quantidade por dia para quem faz academia?
Segundo a nutricionista Ana Paula Martins, a quantidade de açaí por dia vai depender do objetivo da pessoa, qual intensidade do seu treino e se há a necessidade de associá-lo com algum outro alimento. “100g é, em média, uma boa quantidade para consumir por dia”, completa.
Quando consumir para ter mais energia?
“Por ser rico em carboidratos, o melhor período para consumi-lo é pela manhã , antes ou após os treinos dependendo do objetivo da pessoa”, explica a nutricionista.
Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Ana Paula Mendonça Martins, nutricionista clínica e esportiva funcional
LEIA TAMBÉM:
- Café da manhã de atleta: como se alimentar antes dos exercícios
- 5 dicas para você afastar a obesidade e ganhar saúde
- Depois da dieta: 5 medidas para não deixar o excesso de peso voltar!