- 9. Naturalista: conhecimento e sensibilidade no trato com a natureza, como biólogos, veterinários e agrônomos. (Foto: biólogo Charles Darwin - Crédito: Wikimedia Commons)
O psicólogo Howard Gardner é um dos que acredita na capacidade inata das pessoas, que carregam códigos genéticos, apontando que as inteligências podem ser desenvolvidas de acordo com os estímulos. O americano também considerou que a ideia tradicional de inteligência, baseada no conceito de QI, não englobava toda a diversidade de habilidades cognitivas. Por isso, desenvolveu sua tese sobre inteligências múltiplas. Para eles, seriam nove tipos de inteligência. Saiba mais na galera!
1. Corporal-cenestésica: inteligência que envolve maior facilidade com o corpo, assim como percebemos em atletas e dançarinos. (Foto: Pelé jogando pela seleção brasileira em 1960 - Crédito: Wikimedia Commons)
1 | 9
2. Espacial: inteligência referente às imagens, à capacidade de entender melhor o mundo visual e tudo o que se relaciona a ele. Podemos dizer que profissionais como arquitetos, escultores, geógrafos e navegadores possuem tais características. (Foto: Pietá, escultura de Michelangelo - Crédito: IStock/Getty Images)
2 | 9
3. Existencial: filósofos, sociólogos e líderes espirituais são considerados inteligentes exis - tencialmente pelo fato de possuírem olhares e análises profundas sobre a existência. (Foto: retrato do filósofo Friedrich Nietzsche - Crédito: Wikimedia Commons)
3 | 9
4. Interpessoal: habilidade de entender e se relacionar com o outro, como possuem políticos e professores.(Foto: o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama em discurso - Crédito: André Muzell/AgNews)
4 | 9
5. Intrapessoal: competência de quem possui autoconhecimento a ponto de transmitir essa sensação aos demais, como psicólogos, religiosos e até mesmo escritores.(Foto: Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama - Crédito: Baciu/Shutterstock)
5 | 9
6. Linguística: desenvoltura na utilização da linguagem, seja ela verbal ou não verbal. Jornalistas, comunicadores em geral, poetas, escritores e linguistas possuem essa inteli - gência mais desenvolvida. (Foto: o jornalista William Bonner durante entrevista - Crédito: Jaq Joner/Divulg/TV Globo)
6 | 9
7. Lógico-matemática: como o nome sugere, é a inteligência de cientistas do ramo da matemática, da física e da química, por exemplo. Isso porque conseguem manipular números, além de raciocinar dedutiva e logicamente. (Foto: retrato do físico Albert Einstein - Crédito: Wikimedia Commons)
7 | 9
8. Musical: inteligência ligada ao som, como possuem cantores e músicos. (Foto: o músico Brian Wilson durante uma produção - Crédito: Wikimedia Commons)
8 | 9
9. Naturalista: conhecimento e sensibilidade no trato com a natureza, como biólogos, veterinários e agrônomos. (Foto: biólogo Charles Darwin - Crédito: Wikimedia Commons)