Para chegar no melhor período da vida com muita saúde e disposição, a prática de exercícios recomendados na terceira idade é indispensável. Lembrando que a possibilidade da realização de todas essas opções deve, primeiramente, passar pela consulta de um médico especialista, a fim de garantir que a pessoa esteja em plenas condições de desempenhá-las, além de saber qual atividade é mais recomendada para cada caso. Com isso em mente, confira 5 exercícios recomendados na terceira idade.
1. Pilates: além de trabalhar a respiração, a prática é muito importante para a correção postural, o que pode cessar dores ou preveni-las. Outro benefício é o alívio do estresse e ansiedade, que podem gerar outros prejuízos. (Foto: Shutterstock.com)
1 | 5
2. Caminhar: por ser um exercício físico que não apresenta tanta intensidade á pessoa, a caminhada é muito recomendada na terceira idade. Comece com um tempo e distância percorridos mais curtos para não ocorrer muito desgaste. (Foto: Shutterstock.com)
2 | 5
3. Alongamentos: com o passar dos anos, o corpo, naturalmente, perde um pouco da sua elasticidade. E esse fator é fundamental para chegar na melhor idade sem dores e realizando as tarefas diárias sem dificuldades. (Foto: Shutterstock.com)
3 | 5
4. Hidroginástica: além de melhorar o condicionamento físico em diversos pontos (sistema respiratório, cardiovascular, muscular, etc.), se destaca pelos riscos de impacto serem reduzidos, uma vez que é realizada na água (Foto: miker/ Shutterstock.com)
4 | 5
5. Musculação: o fortalecimento dos músculos, priorizando a saúde e não a estética, auxilia em vários pontos do bem-estar físico, como combate ao excesso de peso, ter menos dores, coordenação e a deixar a estrutura óssea mais resistente. (Foto: Shutterstock.com)