Ao viajar de avião, podemos nos deparar com algumas dificuldades em meio a burocracias e eventuais desconfortos. Nada que não possa ser superado com tranquilidade. No entanto, viajar com bebês e crianças pequenas é um verdadeiro desafio. Ainda assim, é possível minimizar os problemas e tornar a viagem agradável para você e para os pequenos.
Existem muitas recomendações e ideias para que o percurso seja tranquilo e até mesmo divertido para as crianças. Entre as principais estão levar livros e brinquedos que as distraiam, além de um bom travesseiro e mudas de roupas para qualquer imprevisto. Saiba mais dicas aqui.
1 – Brinquedos e eletrônicos
Quanto mais longo o voo, maior a chance das crianças ficarem entediadas. Leve sempre na bagagem de mão opções para entretê-las, como brinquedos, livros de ilustrações e de colorir, além de eletrônicos (sempre com fones de ouvido, para não incomodar os outros passageiros!), como tablets, smartphones e DVDs portáteis.
2 – Kits de viagem
Uma boa ideia é elaborar alguns kits com tudo o que seu bebê/criança precisa em uma viagem. Fraldas, lenços e remédios em um kit; roupas em outro; brinquedos e eletrônicos; lanchinhos e água. Dessa forma, além de facilitar a organização antes da viagem, você terá tudo à mão de forma mais fácil durante o percurso.
3 – Travesseiros e roupas para todas as situações
Conforto é a palavra certa na hora de vestir as crianças para uma viagem de avião. É sempre recomendado que os pais levem, além disso, duas ou mais mudas de roupas em caso de imprevistos e um casaco, já que as temperaturas podem variar. Não se esqueça do travesseiro, as crianças costumam dormir melhor com o que ela já está habituada.
4 – Chegando em terra
Na hora do pouso é comum que ocorra alteração de pressão, o que pode irritar os ouvidos e causar incômodo nas crianças. Para aliviar o problema, ensine-os a movimentar o maxilar para ajudar a diminuir a dor. Ingerir líquidos durante a viagem também auxilia a regular a diferença de pressão.
5 – Calma e paciência com as crianças
Parece óbvio, mas as duas coisas serão testadas durante a viagem. Muito provavelmente as crianças irão chorar, ou se entediar, ou outra coisa do tipo e o segredo é manter a calma. Com as dicas que demos, tudo será mais fácil!
LEIA TAMBÉM
- Viagem de avião: como se comportar durante o voo?
- Primeira viagem de avião? Confira algumas dicas de segurança!