O pioneirismo no turismo rural fez do município de Lages, principal cidade da serra catarinense, um refúgio para quem busca tranquilidade, especialmente no inverno, quando as temperaturas despencam e não raro passam do 0°C – climinha difícil de encontrar em outro lugar no Brasil.
A Fazenda Boqueirão é uma das propriedades abertas à visitação do público. Nela, o turista pode apreciar a natureza enquanto aproveita um passeio a cavalo ou diverte-se em cima de um jipe. Visitas ao curral da fazenda fazem parte do roteiro de atrações do lugar, que inclui, inclusive, a ordenha de vacas feita pelos próprios turistas.
Já no Adventure Park, um dos maiores parques de aventura do Brasil, não falta diversão para todas as idades. A única preocupação do turista por ali está em escolher entre o rapel de 25m ou 40m. Para quem ficar na dúvida, há ainda escalada em rocha, trekings, arvorismo e passeios de quadriciclo. Contudo, a grande estrela do lugar é a tirolesa que atravessa o parque – são 1.200m de extensão, o que a torna uma das maiores do país.
Para quem é fã de quedas d’água, visitar o Salto do Rio Caveiras é a melhor pedida. Pouco mais de 20km distante do centro, o local conta com um grande lago artificial originado pela represa das águas do Rio Caveiras, além de uma área verde, perfeita para quem deseja acampar ou pescar.
Outros destinos são a Fazenda do Barreiros, que oferece caminhada pela natureza e passeios a cavalo, e o Parque Pedras Brancas, que possui formações rochosas inusitadas.
LEIA TAMBÉM
- Roteiro de viagem: a Serra Gaúcha irá te surpreender
- Conheça os principais eventos que ocorrem em Gramado (RS)
- Bento Gonçalves: descubra a beleza da cidade e seus atrativos turísticos!
Texto: Redação Edição: Érica Aguiar