Entretenimento

Sarah Polley foi a 8ª mulher a vencer “Melhor Roteiro Adaptado”; saiba quem também já venceu categoria

Diretora do filme “Entre Mulheres”, ela fez história ao se tornar a oitava mulher a ser premiada na categoria; conheça quem também já ganhou o Oscar de “Melhor Roteiro Adaptado”

Sarah Polley passou a fazer parte do seleto grupo de mulheres que já venceram o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado - Foto: Instagram / @thecherrypicks

A 95º edição do Oscar consagrou o filme “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” como o campeão da noite. O longa-metragem levou sete estatuetas para casa, levando as principais categorias da noite. Mas a noite também foi delas: Michelle Yeoh se tornou a primeira asiática a levar o prêmio de Melhor Atriz; Jamie Lee Curtis ganhou sua primeira estatueta aos 64 anos; e a cineasta Sarah Polley foi a vencedora do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado pelo filme “Entre Mulheres”.

Mas agora focando em Melhor Roteiro Adaptado, essa é uma categoria criada em 1929 e é considerado um dos grandes prêmios da noite. Ele serve para premiar roteiros provenientes de outras fontes como livros, games e peças de teatro, por exemplo.

No caso de Sarah Polley, “Entre Mulheres” é baseado em um livro de romance escrito pela canadense Miriam Toews. A obra é um filme muito focado no diálogo entre mulheres que, ao descobrirem abusos que os homens da sua comunidade praticam, se veem obrigadas a tomar uma decisão em relação a isso.

Mas você sabia que Sarah foi apenas a oitava mulher a vencer o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado nas quase 100 edições do prêmio? Em seu discurso, além de falar sobre o livro, ela também comentou sobre a última fala do filme: “a sua história será diferente da nossa”, uma promessa que ela gostaria de fazer para os filhos.

Agora que você já sabe um pouco sobre a diretora que venceu a categoria de Melhor Roteiro Adaptado, que tal conhecer outras mulheres que já ganharam a estatueta pela mesma categoria. Confira a seguir quem são elas e quais filmes ganharam!

Vencedoras anteriores do Oscar

Antes de Sarah Polley, a última vencedora mulher do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado foi Sian Heder, em 2022, pelo filme “No Ritmo do Coração”. Mas antes disso, a última mulher havia vencido a categoria da premiação ocorreu em 2006. A roteirista, naquela ocasião, foi Diana Ossana, que ganhou a estatueta junto com Larry McMurtry pelo aclamado romance “O Segredo de Brokeback Mountain”.

E Ossana não foi a única mulher a vencer a categoria com outra pessoa. Em 2004, por exemplo, Philippa Boyens e Fran Walsh levaram a estatueta juntamente com Peter Jackson por “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”.

Outras premiadas mulheres por Melhor Roteiro Adaptado incluem Emma Thompson, em 1996, com “Razão e Sensibilidade”; e Ruth Prawer Jhabvala, em 1987, com “Uma Janela para o Amor”. Ou seja, um rol de campeãs bem restrito!

Mais notícias como essa

Comportamento

No período conhecido como puerpério, uma mãe pode precisar de ajudas da sua rede de apoio de diversas formas diferentes

Beleza

Dermatologista orienta sobre cuidados para proteger a pele no Rock in Rio, que devem ser ainda maiores nesse ano com o clima instável

Casa & Decor

Medidas como planejar tudo desde o começo e pensar cada custo são muito importantes para não ter problemas com o orçamento

Beleza

Conheça as melhores práticas para os cuidados com o cabelo na primavera e deixe seus fios fortes, hidratados e protegidos

Sair da versão mobile