A psicologia analítica foi desenvolvida pelo psiquiatra Carl Gustav Jung e aborda diversos aspectos do inconsciente, utilizando-se para isso de bases da filosofia, tanto ocidental quanto oriental, de expressões artísticas – tendo a literatura e a pintura como as mais exploradas -, e da religião.
SAIBA MAIS
Para resolver tudo: conheça a psicologia junguiana
Como Jung define o inconsciente
Pra tudo e pra todos
A análise, segundo a teoria de Jung, é indicada para qualquer pessoa e para qualquer tipo de problema. De acordo coma psicóloga junguiana Cristiane Vilaça, “não há regras ou determinações específicas para as questões que possam ser trabalhadas com essa teoria, uma vez que qualquer problema, independente de sua natureza, pode ser compreendido e elaborado por meio da psicologia de Jung”.
A lei é não ter regra
Não existe uma fórmula exata sobre como será a primeira consulta com um terapeuta seguidor dessa corrente. Segundo a psicóloga, “não há regras no modo como é feita a primeira abordagem do paciente nem com relação às demais sessões. Ou seja, o paciente deve falar do modo como lhe convém“. Ela ainda ressalta que o analista “deve estar atento ao ritmo que o pacienteirá dar a cada sessão, e isso deve ser sempre respeitado”.
Texto: Érica Aguiar Edição: João Paulo Fernandes