A cerimônia de coroação do rei Charles III, que acontece neste sábado (06), na Abadia de Westminster, em Londres, e o formalizará novo monarca após a morte da rainha Elizabeth II, será menos luxuosa que a de sua mãe, em 1953.
Essa decisão, de acordo com a imprensa britânica, se baseia em pautas ambientais e no atual cenário econômico britânico que está sob ameaça de recessão. Além disso, também seria uma forma da monarquia se adequar às mudanças da sociedade.
Assim, a cerimônia de coroação do rei Charles III será mais curta e contará com um número menor de convidados, cerca de 2 mil pessoas, bem menos que os 8 mil presentes na coroação da rainha Elizabeth II.
Entre os convidados para a celebração estão integrantes da realeza, lideranças mundiais e algumas celebridades. O rei ainda convidou representantes da sociedade civil britânica, em reconhecimento ao seu trabalho para a caridade.
No entanto, nem todos comparecerão à cerimônia, como é o caso do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e a esposa do príncipe Harry, Meghan Markle.
Vale lembrar que Camilla Parker Bowles, que é casada com Charles, também será coroada na ocasião. Ela possui o título de rainha consorte – que é dado à esposa do rei vigente. Logo, ela tem a mesma posição social e o status do cônjuge, porém não os mesmos poderes políticos.
Como assistir a coroação?
A coroação do rei Charles III iniciará às 11h deste sábado, horário de Londres (7h no horário de Brasília). Além da tradicional celebração, serão realizados também um show na noite do domingo (07) e um evento para promover ações voluntárias na segunda-feira (08).
No Brasil, a cerimônia será transmitida pela GloboNews a partir das 6h com apresentação de Cecília Flesch e comentários do especialista em monarquia Francisco Vieira. A transmissão poderá ser acompanhada gratuitamente pelo site do G1 e também pelo Globoplay.