Saiba como são feitos os coquetéis coloridos que fazem sucesso nos bares
A mixologia molecular é uma técnica científica e gastronômica usada para inovar na hora de preparar os sabores, as texturas e as combinações dos coquetéis
Com o final de semana chegando, nada melhor do que fazer um drink maravilhoso para curtir os dias de folga, não é mesmo? Mas você já parou para imaginar como são feitos os coquetéis coloridos com sabores exóticos que fazem tanto sucesso nos bares e nas baladas? Por isso preparamos as principais informações sobre este assunto. Confira:
A mixologia molecular consiste em uma técnica usada para criar novos tipos de sabores, texturas, efeitos visuais e aromas para as bebidas.
Foto: Pinterest
1 | 8
Por meio de equipamentos tecnológicos e regras culinárias, foi possível criar o pousse-café, por exemplo, que nada mais é do que bebidas em formato de camadas.
Foto: Pinterest
2 | 8
O principal objetivo do processo é alterar as características moleculares da bebida, fazendo com que haja uma alternância entre os estados físicos.
Este é o caso do martíni em forma de gelatina, por exemplo.
Foto: Pinterest
3 | 8
Existem inúmeras maneiras de fazer as bebidas, que vão desde o cozimento dos líquidos em sacolas à vácuo até o uso de um maçarico.
Foto: Pinterest
4 | 8
A mixologia também consegue transferir o aroma de coisas não comestíveis para as bebidas, como por exemplo o cheiro do couro e do perfume.
5 | 8
Nas baladas, o processo de produção das bebidas é feito por meio da esterificação, da emulsificação e da gelificação.
Foto: Pinterest
6 | 8
Estas alternativas permitem que as bebidas ganhem o formato de gel, pó ou espuma.
Foto: Pinterest
7 | 8
A técnica já foi aderida em muitos locais, que se especializaram no assunto e oferecem inúmeras inovações para agradar os clientes.
Foto: Pinterset