Em sua longa carreira, Michael Jackson passou pelo Brasil três vezes. Enquanto a primeira é pouco conhecida e possui quase nenhum registro, as duas últimas fizeram bastante barulho. Confira!
Quase despercebidos
Em setembro de 1974, o Jackson 5 fez uma pequena turnê pela América do Sul e o Brasil foi incluído no roteiro. Os irmãos se apresentaram como um sexteto (Michael, Jackie, Tito, Jermaine, Marlon e Randy) e passaram por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre. Nenhum show teve ingressos esgotados e apenas a extinta tevê Tupi registrou a passagem em um especial, gravação da qual hoje restam menos de dois minutos. O Fantástico, da Rede Globo, fez uma reportagem sobre o fato.
Muito barulho e acidentes
Se a primeira visita de Michael ao Brasil passou despercebida pelos fãs de carteirinha, a segunda, em 1993, foi muito diferente. Em turnê com a Dangerous Tour, centenas de jornalistas tentaram em vão entrevistá-lo. As apresentações, entretanto, ficaram em segundo plano nas páginas dos jornais após a comitiva do cantor atropelar os irmãos Márcio e Renata, então adolescentes. Na ocasião, o garoto quebrou a perna.
Climão
Mas a mídia fez barulho mesmo na terceira visita de Michael, em 1996, quando veio ao país para gravar cenas do videoclipe de They Don’t Care About Us, no Rio de Janeiro e em Salvador, com participação da banda Olodum. Em terras cariocas, o diretor Spike Lee negociou diretamente com traficantes do Morro Dona Marta para poder filmar nas favelas, causando muita polêmica.
SAIBA MAIS
Michael Jackson: mitos e verdades sobre o Rei do Pop
Filha de Michael Jackson publica mensagem em homenagem ao pai
Texto: Thiago Koguchi