Filho de Osíris e Íris, Hórus é a divindade egípcia responsável por proteger os faraós e também as famílias. Tem cabeça de falcão e seus olhos representam o sol e a lua. Uma das explicações dos egípcios para as fases da lua foi o ferimento – e a consequente perda e recuperação – que o deus sofreu no olho esquerdo.
Tal fatalidade ocorreu quando Osíris morreu e seu filho lutou com Set pelo trono do Egito e também para vingar a morte de seu pai. Posteriormente, com a intervenção do pai diretamente “do além”, os demais deuses aclamaram Hórus como líder supremo.

FOTO: Reprodução
Batalha de Hórus e Set
O filme Deuses do Egito, lançado em 2016 e dirigido por Alex Proyas, retrata justamente o embate entre as duas figuras divinas pelo trono (sem deixar de fora o episódio dos olhos). Hórus é interpretado por Nikolaj Coster-Waldau e o papel de Set foi atribuído ao ator Gerard Butler (o Leônidas, de 300).
A produção, diferente da mitologia, inseriu os personagens Bek (Brenton Thwaites) e Zaya (Courtney Eaton), humanos que participam da história ao lado dos deuses.
Confira o trailer da película:
"
SAIBA MAIS
Descubra se você é protegida por deuses egípcios
Conheça 5 fatos sobre o faraó Tutancâmon
Conheça a história de Cleópatra
Texto: Redação Edição: Érika Alfaro Arte: Mary Ellen Machado