Connect with us

O que você está procurando?

Por que arqui-inimigo tem hífen e arquibancada não? Entenda como o sinal é empregado nesse e em outros casos e tire todas suas dúvidas!
- FOTO: Reprodução/Pixabay

Hífen: conheça as regras e aprenda a usar corretamente!

Por que arqui-inimigo tem hífen e arquibancada não? Entenda como o sinal é empregado nesse e em outros casos e tire todas suas dúvidas!

O hífen, famoso tracinho, é um sinal usado para separar palavras e sílabas. Na teoria, parece simples. Mas, quando vamos escrever, sempre ficamos na dúvida. Antebraço ou ante-braço? Anti-herói ou antiherói? 

tom hanks pensando dúvida hífen

FOTO: Reprodução

Separamos todas as regras que você precisa conhecer para empregar o hífen corretamente. Confira:

Uso do hífen com prefixos:

1- Com os prefixos auto, contra, extra, infra, intra, neo, proto, pseudo, semi, supra e ultra: só devemos utilizar o hífen se a palavra posterior começar com “h” ou com uma vogal igual à última vogal do prefixo.
Exemplos: contra-ataque, infraestrutura, infra-hepático, neonatal, neo-hospitalar, ultraeficiente, ultra-absorvente.
Dica: quando o sufixo se inicia por “r” ou “s”, esses devem ser duplicados: ultrassonografia, autorretrato, contrarreforma, etc.

2- Com os prefixos ante, anti, arqui e sobre: só devemos utilizar o hífen se a palavra posterior começar com “h” ou com uma vogal igual à última vogal do prefixo.
Exemplos: antebraço, ante-histórico, antialérgico, anti-herói, arqui-inimigo, arquibancada, sobrevoo, sobre-humano.

3- Com os prefixos hiper, inter e super: só devemos utilizar o hífen se a palavra seguinte iniciar por “h” ou “r”.
Exemplos: hipermercado, hiper-realismo, interestadual, inter-racial, superespião, super-homem.

4- Com o prefixo sub: só devemos utilizar o hífen se a palavra seguinte iniciar com as consoantes “b”, “h” ou “r”.
Exemplos: submundo, sub-regente, subsecretário, sub-humano, subclasse, sub-base.

5- A regra geral para os pseudoprefixos é que só devemos utilizar o hífen quando a palavra posterior iniciar com “h” ou com vogal igual à última vogal do pseudoprefixo. De forma geral, pseudoprefixo é o prefixo que tem significado independente, ou seja, não necessita de outra palavra para ser compreendido, mas, ao contrário, dá novo significado a ela.

Exemplos: aero, agro, anfi, audio, bio, cardio, centro, eletro, estereo, foto, hidro, macro, maxi, mega, micro, mini, mono, morfo, moto, multi, neuto, oni, orto, para, penta, pluri, pneumo, poli, psico, quadri, radio, retro, sacro, socio, tele, termo, tetra, uni, zoo.
Exemplos de uso do hífen com os pseudoprefixos: agro-hospitalar, agronegócio, mega-apartamento, megaescola.

livro aberto paginas hífen gramática

FOTO: Reprodução/Pixabay

6- Os prefixos além, aquém, bem, ex, grã, grão, pós, pré, pró, recém, sem e vice: devem sempre ser seguidos por hífen.
Exemplos: além-mar, bem-amado, ex-marido, grã-duquesa, grão-duque, pós-graduação, recém-casados, vice-presidente.
Dica: com o Novo Acordo Ortográfico, o prefixo co aglutina-se com a segunda palavra, mesmo quando é iniciado por “h” ou “o”. Exemplos: coautoria, cooperação, coabitar.

Outras formas de utilizar o hífen:
a) Com pronomes: olhei-a, recomendo-lhe, tornar-se-ia.
b) Antes dos sufixos: (gu)açu, – mirim, – mor: capim-açu, modelo-mirim, guardião-mor.
c) Em compostos homogêneos (quando os dois termos ocupam a mesma classe de palavras): azul-claro (2 adjetivos), corre-corre (2 verbos).
d) Em compostos nos quais a primeira palavra é um numeral: terça-feira, primeira-dama.
e) Em compostos cujos elementos perdem seu significado original, formando uma nova estrutura semântica, um novo significado: pé-frio, couve-flor. Exceções: pontapé e madrepérola.
f) Em compostos com elementos de conexão só utilizamos hífen se a palavra for ligada à zoologia ou à botânica: copo-de-leite, joão-de-barro.
Os demais são escritos sem hífen: dia a dia, sol a sol, pé de moleque.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação / Edição: Érika Alfaro

Advertisement

Entretenimento

Prática comum entre a maioria das pessoas hoje em dia, a primeira selfie foi produzida há quase dois séculos com uma câmera pesada e em preto e branco

Entretenimento

Nas orações: "Ouve-se muitas coisas" e "Choveu muito essa noite", qual é o sujeito de cada uma e como devemos classificá-los? Entenda esses e outros casos

Entretenimento

Desde que se tornou papa em março de 2013, Francisco tem dado uma verdadeira lição sobre ajudar aos mais pobres cada dia mais

Entretenimento

Conheça a bonita história de São Francisco de Assis, santo homenageado pelo Papa Francisco em seu nome e que possui uma trajetória de ajuda aos pobres

Entretenimento

Existem 3 hábitos femininos que pioram (e muito!) o aspecto da celulite. A seguir, confira quais são eles e se surpreenda com o último!

Entretenimento

Seu comportamento na internet pode influenciar, de forma positiva ou negativa, sua carreira dentro da empresa ou na obtenção de uma vaga de emprego

Entretenimento

Além da foto da perna "oleosa" ou do vestido que muda de cor, nós selecionamos outras imagens de ilusão de ótica que farão sua mente fritar. Confira!

Entretenimento

Ter um discurso ambíguo e cair em contradições pode fazer com que você perca, além da credibilidade, a confiança de seu interlocutor