Durante o século XIX, as câmeras fotográficas foram uma verdadeira revolução no registro de fatos históricos. E com os retratos não foi diferente. Não era mais necessário ficar quase o dia inteiro sentado na mesma posição esperando o pintor terminar o quadro. Bastava um clique e, dentro de algumas horas, estava revelada a foto. E o melhor: dava pra fazer sem a ajuda de ninguém. A primeira selfie só surgiu graças a sujeitos mais autônomos, que resolveram tentar sozinhos produzir um autorretrato.
Primeira selfie
Existem diferentes fotos que são consideradas as pioneiras na arte da selfie, mas a mais antiga delas é a de Robert Cornelius, tirada em 1839. Robert, um fabricante de lâmpadas e grande amante da fotografia, decidiu fazer o primeiro autorretrato da história em frente à loja de sua família, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos.
Haja braço!
Outra selfie famosa na História é a de Joseph Byron, um fotógrafo inglês que tirou um autorretrato com alguns amigos em 1909. A imagem é bem parecida com as selfies que conhecemos hoje em dia. A única diferença é que foi preciso que duas pessoas segurassem a câmera na hora da captura, pois o equipamento era pesado demais para ser segurado com uma mão só.
LEIA TAMBÉM
- Você sabe como e por quem foi desenvolvida a internet? Confira!
- Invenções que mudaram o mundo: uma breve história do computador
Texto: Da redação