Um eclipse solar será visível no céu do Brasil no dia 14 de outubro. O fenômeno astronômico ocorre quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, cobrindo o disco solar total ou parcialmente.
O evento, que acontecerá em boa parte do país, é do tipo anular, que ocorre quando a Lua está no seu ponto mais distante da Terra ou se aproximando dela e passa entre o planeta e o Sol.
Por ser muito menor do que o Sol, a Lua não consegue bloquear totalmente a luz solar e aparece como um disco escuro com uma circunferência brilhante ao seu redor, criando um incrível “anel de fogo”.
Onde será possível ver?
O eclipse solar aparecerá em todas as capitais do Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. As capitais Natal (RN) e João Pessoa (PB) são as melhores para observar o fenômeno.
O início do evento está previsto para às 15h (horário de Brasília) e durará até às 18h, com pico por volta das 16h51. O céu ficará mais escuro, embora não tanto como durante um eclipse solar total.
Proteja seus olhos
Vale ressaltar que um eclipse solar não deve ser visto a olho nu, pois isso compromete a saúde ocular. A luz destrói as células na região central da retina, o que pode causar cegueira ou a perda parcial da visão.
Sendo assim, evite olhar diretamente para o eclipse solar. Utilize óculos de proteção especial ou filtros específicos em telescópios para a visualização do fenômeno. Outra maneira de aproveitar com segurança é acompanhando o evento através de transmissões ao vivo pelo Youtube.
Onde ver o eclipse solar?
O Observatório Nacional, unidade de pesquisa do MCTI, em parceria com a organização internacional Time and Date, transmitirá ao vivo todo o eclipse solar anular. A live acontece no canal do Observatório Nacional no Youtube, a partir das 11h30 (horário de Brasília).