Pouca gente sabe, mas dia 12 de Novembro é comemorado o Dia do Supermercado. E, para te ajudar a organizar as compras e não gastar mais do que deve nessa tarefa que faz parte da rotina de toda família, conversamos com a consultora financeira Waldeli Azevedo. Confira!
Antes das compras
Se preocupar com alguns preparativos antes de chegar ao supermercado pode garantir uma compra muito mais consciente e um gasto muito menor. “A família deve ter o hábito de fazer uma lista de tudo o que precisa ser comprado, separando-a por segmentos (alimentos, bebidas, produtos de limpeza, higiene pessoal, etc)”, explica a consultora financeira. “Conferir os produtos que já tem em casa, observar os dias da semana em que há promoção no supermercado e estabelecer um valor-limite para as compras também pode evitar gastos desnecessários e valores acima do esperado”, acrescenta Waldeli.
No supermercado
“Dedique um tempo à tarefa! Tenha paciência e verifique os preços e as marcas disponíveis, focando sempre naquilo que é realmente necessário e que está na sua lista de compras”, aconselha a consultora. Observe com atenção a validade dos produtos em oferta, guarde os encartes dos anúncios e fique atenta na hora de passar no caixa para conferir se o que está sendo cobrado condiz com o que foi anunciado.
Resista à tentação de comprar itens que não foram previamente pensados. Pergunte-se se você quer este produto ou se realmente precisa dele. Entenda que passar por algumas seções do supermercado exige autoconhecimento e cautela. “Há pessoas que não resistem à seção de cosméticos, comprando sempre algo novo por pura vaidade. Identifique seu ponto fraco e controle-se”, diz Waldeli.
Não é indicado levar os filhos para o supermercado, mas se for necessário, resista aos pedidos insistentes de “mãe, me dá?” e explique que aquele produto não está dentro do orçamento da família.
Dicas
Para complementar, Waldeli Azevedo deixa algumas dicas pontuais que podem transformar o desafio de ir ao supermercado em uma tarefa rápida, eficiente e econômica. Tudo ficará mais fácil se a família:
- Evitar os horários de pico;
- Fugir das compras mensais gigantescas;
- Deixar os filhos em casa;
- For ao supermercado com a visão exata do que é necessário comprar;
- Souber quanto pode ser gasto;
- Estiver com o orçamento em dia;
- Não for ao supermercado com fome, o que gera compras excessivas;
- Escolher horários alternativos, visando fugir das filas e aglomerações.
Consultoria: Waldeli Azevedo – consultora financeira do programa Finanças Práticas, programa de educação financeira da Visa.