Entretenimento

Confira 8 vezes em que o Brasil chegou perto de ganhar o Oscar

O Brasil nunca ganhou uma estatueta, mas vários filmes e profissionais do nosso país já foram indicados ao Oscar

Apesar de muitas vezes ser esnobado, o Brasil já teve várias indicações ao Oscar - Crédito: Instagram/@ lumiere_et_compagnie e @primeboxbraziloficial

A premiação do Oscar 2022 acontece hoje, dia 27, e tem representante do Brasil concorrendo sim! Afinal, o curta documental “Onde Eu Moro”, produção codirigida por Pedro Kos sobre a história de pessoas sem-teto, está entre os indicados na categoria de Melhor Documentário em Curta-Metragem.

Se o curta levar a estatueta, será a primeira vez que o Brasil ganhará um Oscar. Porém, apesar de nunca ter ganhado, o nosso país já chegou no “quase” várias vezes desde a primeira edição da premiação. Veja a seguir algumas dessas ocasiões nas quais o Brasil chegou pertinho de levar o seu primeiro Oscar:

Brazil – 1945

A primeira vez que o Brasil apareceu entre os indicados do Oscar foi na categoria de Melhor Canção Original, com a música “Rio de Janeiro”, composta por Ary Barroso para o filme “Brazil”. No final, a canção vencedora nesse ano na categoria foi “Swinging on a Star”, composta por James Ven Heusen e Johnny Burke para a trilha de “O Bom Pastor”.

O Pagador de Promessas – 1963

O filme “O Pagador de Promessas” trouxe a primeira indicação na categoria de Melhor Filme Estrangeiro para o nosso país. Mas também não foi dessa vez para o nosso país, já que o longa acabou perdendo para a produção francesa “Sempre aos Domingos”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Donos da Locadora (@donosdalocadora)

 

Orfeu Negro - 1960

Dessa vez o Brasil chegou tão perto que alguns brasileiros até dizem que esse foi sim o primeiro Oscar do país. Isso porque o longa “Orfeu Negro”, que ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, é uma coprodução entre Brasil, França e Itália, além de ter sido filmado no Rio de Janeiro e ter como base uma peça de Vinícius de Moraes. O problema é que o filme foi registrado como um longa apenas francês pela Academia. E aí, será que dá para considerar como o nosso primeiro Oscar?

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por jpqno (@jpqno)

 

Central do Brasil – 1999

Esse “quase” do Brasil ainda é considerado injusto por muitas pessoas, viu? Afinal, Fernanda Montenegro brilhou muito como a professora aposentada Dora em “Central do Brasil”, mas acabou perdendo a estatueta, que ficou com Gwyneth Paltrow pelo longa “Shakespeare Apaixonado”.

Além disso, “Central do Brasil” também apareceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, que acabou premiando o filme italiano “A Vida é Bela”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prime Box Brazil (@primeboxbraziloficial)

 

Cidade de Deus - 2004

“Cidade de Deus” acabou não sendo indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro – mas, em compensação apareceu em outras quatro (Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Fotografia e Melhor Edição).

E todas essas indicações não são para menos, né? Afinal, o longa dirigido por Fernando Meirelles é um grande marco do cinema brasileiro. Porém, o filme teve a má sorte de ter concorrido no mesmo ano que “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei”, que acabou vencendo em grande parte das categorias para as quais “Cidade de Deus” estava indicado.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Filmes & Séries & Curtas (@filmesseriescurtas)

 

Rio - 2012

E não foi só na sua primeira aparição no Oscar que o Brasil foi reconhecido por suas músicas, viu? Afinal, “Real in Rio”, composta por Carlinhos Brown e Sergio Mendes para a trilha de “Rio”, também concorreu ao prêmio de Melhor Canção Original, que acabou ficando com “Man or Muppet”, de Bret Mckenzie.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por ꧁❦꠹ꫀ᭙ꫀꪶ❦꧂ (@officialx.jewel)

 

O Menino e o Mundo – 2016

Indicação de animações? Temos também! Afinal, “O Menino e o Mundo”, animação brasileira que segue um garoto que mora em uma cidade do campo e vai para a capital atrás do pai, concorreu ao prêmio de Melhor Filme de Animação

Infelizmente, apesar de a animação ter sido aclamada mundialmente, é muito difícil concorrer com a Disney nessa categoria e o prêmio acabou ficando para “Divertida Mente”.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Elo Company (@elocompany)

 

Democracia em Vertigem – 2020

Mais recentemente, o documentário “Democracia em Vertigem” nos trouxe novas esperanças de um Oscar para o Brasil. A produção, que mostra o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, concorreu como “Melhor Documentário de Longa-Metragem”, mas foi o estadunidense “American Factory” que levou a estatueta.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Petra Costa (@petracostal)

 

E aí, será que nesse ano o tão esperado Oscar virá para o Brasil ou seremos esnobados mais uma vez? A torcida é para que nosso primeiro Oscar oficial venha!!!!

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência