Como funciona? Todos os processos que envolvem a cerimônia do Oscar, das indicações à consagração:
1º passo
Para que um filme seja candidato a uma indicação, é preciso que o produtor preencha o formulário Official Screen Credits. Nele, são descritos os créditos da produção para as diversas categorias em que o filme pretende concorrer. As fichas devem ser entregues até dezembro – lembrando que os filmes premiados são do ano anterior à cerimônia.
2º passo
A Academia, então, reúne esses formulários em uma lista chamada Reminder List of Eligible Releases e, em janeiro do ano referente ao evento, envia uma cédula de indicações junto com a tal lista de candidatos à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Uma grande polêmica em relação a quem compõe essa organização é constantemente apontada: nela, estão milhares de pessoas – inclusive premiados e ex-indicados – com mais de 70% de homens por volta dos 60 anos de idade. Ou seja, um cenário extremamente conservador formado por diretores, fotógrafos, músicos, atores etc…
3º passo
Depois de receber as cédulas, esse grupo deve reduzir a lista a cinco indicados em cada categoria, com exceção na de Melhor Filme, que possui oito indicados. No entanto, é importante destacar que apenas indivíduos diretamente envolvidos com aquela categoria podem votar. Ou seja, diretores votam em Melhor Direção, roteiristas em Melhor Roteiro e assim por diante – na de Melhor Filme, porém, todos votam. Posteriormente, esses nomes são divulgados em uma coletiva de imprensa.
4º passo
Feitas as votações, auditores contabilizam tudo em segredo absoluto e guardam o resultado até o dia da premiação. É importante ainda lembrar que os candidatos devem seguir alguns pré-requisitos já determinados por categoria. Para Melhor Filme, por exemplo, é preciso ter mais de 40 minutos, ser exibido em salas de cinema por, no mínimo, sete dias consecutivos, entre outras coisas… Já na de Melhor Trilha Sonora e Canção Original, só concorrem o conjunto de canções instrumentais e letra + música criadas exclusivamente para o filme.
TEXTO: Carolina Firmino. EDIÇÃO: Jessica Mobílio
LEIA TAMBÉM
- 3 diretores consagrados para entrar na sua lista de filmes!
- 6 filmes de terror para entrar no clima de Dia das Bruxas
- 6 filmes brasileiros que já concorreram ao Oscar,