Canções de ninar: relembre 7 musiquinhas que fizeram parte da sua infância

Quem é que não se lembra de nana nenê, borboletinha, a canoa virou e dona aranha? Relembre as canções de ninar que te ajudaram a pegar no sono

- Foto: Mil dicas de mãe

As canções de ninar estão entre as primeiras manifestações culturais que temos contato durante a nossa infância. Além de ajudar a relaxar na hora da soneca, as musiquinhas infantis são muito importantes para manter viva a ligação entre avós, pais e filhos, já que elas perpetuam de geração em geração.

Por isso selecionamos as músicas de ninar mais conhecidas para você matar a saudade e até cantar para o seu filho. Confira:

1.Nana neném

Qual a primeira música que vem na sua cabeça quando se fala cantiga de ninar? Com certeza é a famosa “Nana neném”, não é mesmo? Apesar de muita gente não perceber, essa cantiga é baseada na cultura do castigo e do medo: a letra insinua que a criança durma para que o “bicho papão” não a capture.

"

2. Sapo cururu

Com uma melodia suave, a música “Sapo cururu” traz a história de um sapo que está com frio. Por mais que esta canção melhore a frequência do sono e até mesmo a respiração dos pequeninos, ela carrega consigo traços de uma cultura machista, já que associa a mulher, no caso “a mulher do sapo”,  aos deveres de casa.

"

3. Boi da cara preta

Boi da cara preta com certeza é uma das músicas mais cantadas e ensinadas nas escolas, creches e até em casa.  Assim como “Nana neném”, essa cantiga foi escrita com a finalidade de fazer a criança dormir de qualquer jeito, pois caso isso não ocorra,  o “terrível” boi da cara preta irá pegá-la.

"

4. Brilha brilha estrelinha

Delicada e ideal para acalmar as crianças, essa musiquinha nos leva de volta a infância, onde o único problema era a chuva, que interrompia as brincadeiras de rua.

"

5. Se essa rua fosse minha

Essa cantiga de ninar já fez parte do repertório musical de muitas mães na hora do sono. O autor desejava que sua rua estivesse em boas condições para o “seu amor” caminhar.

"

6. Dona aranha

As músicas para fazer crianças dormirem oferecem muitos benefícios aos menores, já que estão associadas a sentimentos como tranquilidade e afetividade. Os bebês conseguem ouvir qualquer estímulo sensorial a partir da sétima semana de gestação, o que significa que se a mãe ouvir músicas tranquilas como as cantigas, o bebê também será afetado. Um ótimo exemplo de música infantil é Dona aranha, que além de meiga, carrega uma melodia muito suave.

"

7. Borboletinha

As músicas infantis também ajudam no desenvolvimento cerebral de bebês prematuros e na aprendizagem de uma nova língua. Uma boa opção para introduzir as cantigas na vida da criança é a música “borboletinha”, que além de calma, ajuda na elaboração de frases.

"

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência